Durante um ano, a tua biblioteca festejou o Centenário do nascimento de José Saramago, o nosso Nobel da Literatura, não só divulgando novas aquisições de livros do autor e sobre o autor, mas também com leituras, numa rubrica levada a cabo por alunos sob a orientação da docente Cesaltina Neves (docente que, no ano letivo anterior, fazia parte da equipa da biblioteca) - Dar Voz à Poesia de Saramago. Deixamos aqui um vídeo com a compilação de algumas dessas leituras:
Trabalharam-se textos de José Saramago, no âmbito da Cidadania - O Dever dos Nossos Deveres, por turmas das docentes Célia Gil e Deolinda Gil, de que deixamos um exemplo para relembrarem.
Na Semana da Leitura, em março, partilhamos leituras de textos de Saramago, realizadas no âmbito da atividade Baloiçando a Poesia, por alunos da docente Rosa Antunes.
Divulgamos leituras, realizadas no âmbito da atividade Dez Minutos a Ler, com alunos da docente Rosa Antunes.
Partilhamos a Tertúlia com Gabriel Magalhães, intitulada A Voz de Saramago, divulgada pela coordenadora do Departamento de Línguas, Maria de Jesus Lopes.
Ainda divulgamos leituras da obra A Caverna, pelo INOVA8, sob orientação da docente Maria de Jesus Lopes; leituras do Memorial do Convento pelo 12CTCSE, sob orientação da docente Cesaltina Neves.
Foram divulgados textos escritos por alunos a partir da biografia do autor.
Ensaio sobre a Cegueira, foi a obra escolhida para a prova de escola do ensino secundário no Concurso nacional de Leitura do ano letivo 2021/22 e a obra lida pelos alunos do 1º ciclo foi A Maior Flor do Mundo.
E, por fim, o Clube de Leitores Assumidos (10ºCT2, no ano passado e 11ºCT2, no corrente ano letivo) leram Ensaio sobre a Cegueira e escolheram um "Livro às Cegas", numa das sessões do ano letivo 2021/2022. Este ano letivo, o Clube foi desafiado a realizar uma atividade, a partir da leitura de uma obra de Saramago - Capta as Palavras em Saramago, que resultou numa exposição, que se encontra, neste momento, na biblioteca.
Também no 2º ciclo, o Clube de Leitura orientado pela docente da equipa da biblioteca, Teresinha Mendes, trabalhou a obra A Maior Flor do Mundo, de que resultaram excelentes trabalhos, expostos no edifício João Franco do AEF.
Terminamos com o poema "Dissemos, e partimos", musicado pelos alunos Eduardo Pizarro e Catarina Martins, no ano letivo 2021/22 e que lhes valeu um Certificado da Fundação José Saramago:
Sem comentários:
Enviar um comentário