terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Clube de Leitura 10CT2

O Clube de Leitura do 10CT2 reuniu ontem para falar sobre as obras lidas no mês de janeiro.

Foram efetuadas duas leituras diferentes no CLE do 10ºCT2:

- a novela gráfica Balada para Sophie, de Filipe Melo e Juan Cavia - foi o livro escolhido pelo Rafael, que fez uma apreciação crítica sobre a sua leitura, salientando a mais valia das ilustrações e tecendo considerações sobre alguns momentos da narrativa.

- Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago - obra lida pelos restantes membros do CLE.

Relativamente a este último livro, solicitou-se aos alunos que tecessem a sua apreciação crítica - metade dos alunos gostou mais da parte inicial e considerou a última parte um pouco excessiva; outra parte dos alunos, gostou mais da última parte, por considerar que a parte inicial foi mais difícil pelo facto de não se sentirem familiarizados com o estilo saramaguiano. Aos poucos, este foi apreendido até ser entendido.

Foi partilhada uma informação dada por Saramago sobre a sua obra na apresentação pública da mesma:

Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é necessário termos coragem para o reconhecer.

Teceram-se considerações sobre o facto de as personagens não terem nomes e serem apresentadas como, por exemplo, "a mulher do médico", "o rapazinho estrábico"...

Falou-se sobre a história em si, os vários momentos, o caos em que o ser humano cai, quando o instinto se sobrepõe à dignidade...

Depois disto, foi lançado um desafio aos alunos: escolherem, às cegas, o próximo livro a ler no CLE. Para isso, foram embrulhados livros da biblioteca e, por fora, escritas pequenas frases e palavras que constituiam pistas sobre a obra, mas em momento algum era revelado o nome do livro e o seu autor. Foi muito interessante ver que os livros escolhidos corresponderam, de uma maneira gera,l aos gostos literários de cada um. No próximo CLE teremos muitos livros sobre os quais conversar!


3 comentários:

  1. Obrigado, Rafael. Um abraço para ti, meu e do Juan Cavia - ficamos orgulhosos por teres escolhido o nosso livro. Cumprimentos para toda a turma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos. É um livro excecional, é impossível não gostar! Muito bem escrito e muito bem ilustrado. Estão os dois de parabéns!

      Eliminar
    2. Eu que devia agradecer e elogiar o grande esforço que puseram para criar este livro, apos a minha leitura posso dizer que todo esse esforço e dedicação que colocarão no livro valeu a pena, porque criarão um livro incrível que me manteve entretido durante um bom tempo. Eu havia ficado tão preso no livro que o li em um dia, a história cativante faz com que as pessoas passem por várias sensações diferentes boas e mas, e tudo é apoiado pelas incríveis ilustrações que só nós obrigam a continuar a ler e a ler ate termináramos o livro . Por fim apenas quero agradecer por verem e gostarem da minha critica ao livro. Cumprimentos de Rafael para Felipe Melo e Juan Cavia

      Eliminar

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...