quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

"La Chandeleur" ou a Festa da Candelária

 No passado ano letivo, publicámos alguns textos escritos pelos alunos de Francês que nos davam conta de algumas tradições francesas, como podem recordar aqui. Uma dessas alunas, a Clarisse Lourenço, explicava que "La Chandeleur" tem origem na época dos romanos, quando realizavam as Lupercales em honra a Lupercus ou Pan, deus da fecundidade, utilizando tochas. Comemorava-se o final do inverno e a chegada da primavera e de dias mais quentes para a agricultura. (...) Em 472 foi o papa Gelásio I que “cristianizou” a celebração tornando-a símbolo da Apresentação de Jesus no Templo.
Pois bem, neste ano, a nossa colaboradora aqui do blogue, Luana Abelho, que também foi uma das vencedoras da fase escolar do Concurso Nacional de Leitura, resolveu produzir um áudio, em Francês, sobre "La Chandeleur", no qual, oralmente, nos conta tudo sobre esta tradição gaulesa.
Deixamos o áudio aos nossos leitores e, seguidamente, uma receita de crepes que, em França, se comem tradicionalmente no dia de "La Chandeleur". A receita foi apresentada pela aluna Margarida Pais já no passado ano letivo.
 Merci, chère Luana, de nous avoir rappelé cette date et merci à tous les étudiants de Français qui collaborent avec la Bibliothèque*.
 [*Obrigado, cara Luana por nos recordares esta data e obrigado a todos os alunos de Francês que colaboram com a Biblioteca.]
 
Fotografia dos deliciosos crepes do dia de "La Chandeleur"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...