quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Prosa, Poesia e Direitos Humanos – um exemplo de boas práticas de trabalho colaborativo

 Hoje, dia em que o calendário religioso comemora a Apresentação de Jesus no Templo pelos seus Pais, também conhecido como o Dia da Candelária que, em França, é particularmente celebrado como o dia de “La Chandeleur", aproveitamos para divulgar uma atividade que decorreu na Biblioteca, alguns dias antes do Natal, que envolveu o trabalho colaborativo entre alunos, professores e encarregados de educação.

O Natal foi o tema escolhido para uma sessão muito especial, no dia 14 de dezembro de 2021, das 14h05 às 16h, com a professora bibliotecária Fátima Fradique, encarregada de educação da aluna Beatriz Fradique do 8ºA, que aceitou o convite e desafio da diretora de turma e docente de Português da turma acima referida.

Partindo do conto Natal de Miguel Torga, analisado nas aulas, estabeleceu-se uma relação de intertextualidade com outra narrativa universal: Um conto de Natal, de Charles Dickens. Os alunos comentaram as lindíssimas gravuras de uma adaptação mais curta do conto inglês que a convidada, generosamente, ofereceu para uma possível exposição na BECRE. De seguida, responderam a um Kahoot sobre a narrativa. Comentaram ainda a ausência/presença de alguns direitos fundamentais nesta história, para o bem-estar de todos os seres humanos, após a leitura da Declaração dos Direitos Humanos. Por fim, elaboraram dois poemas seguindo o modelo de escrita criativa dos escritores surrealistas “cadavre exquis” e terminaram a sessão com a leitura de poemas cuja gravação seria publicada no blogue da BECRE.

A convidada ofereceu também marcadores com o poema História antiga de Miguel Torga.

A diretora de turma, Rosa Antunes, agradeceu a presença, a colaboração e a dedicação da Encarregada de Educação pelo desempenho dos alunos.

[Texto da Profª. Rosa Antunes]


Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...