quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

27 de janeiro: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

"No dia 27 de janeiro, foi realizada uma visita de estudo a Vilar Formoso e Belmonte, no âmbito das disciplinas de História A e Psicologia B. É preciso lembrar o Holocausto e assinalar os 80 anos sobre os salvamentos de Aristides de Sousa Mendes, de milhares de homens, mulheres e crianças, muitos deles judeus. Lembrar a História para não repetir."                                                                                                                      [Ana Brioso, docente da equipa da biblioteca]

 Vale a pena ler esta reflexão de uma aluna nossa.

"Esta visita permitiu-me saber mais sobre um tema que me desperta bastante interesse, o caso do Holocausto e, todas as vezes que descubro algo, choco-me ainda mais por ver o quão o ser humano pode ser aterrorizante e maldoso.

Tenho uma grande admiração por aqueles que ajudaram estas pessoas, e saber que perto da minha zona existiram atos de amor e solidariedade para com estes inocentes marca-me bastante no sentido positivo, e é um grande motivo de orgulho que eu ainda desconhecia. Fiquei a saber muito mais sobre a situação dos refugiados da época da II guerra mundial, mesmo sendo diferente dos de hoje, abriu-me os olhos e o interesse por estas pessoas e para as ajudar o quanto possa, de forma a evitarnovos atropelos aos seus direitos.

O caráter informativo e consciencializador desta atividade é algo que deve ser cada vez mais propagado, para evitar a formação de mentalidades “ignorantes” e manipuláveis, pois a informação é a maior arma que podemos ter, e a falta dela não nos permite defender “os nossos e os outros” do mal que querem instruir.

Para além disso, esta atividade despertou em mim algo diferente, como a necessidade de agir em prol do bem na nossa sociedade e proteger os que estão mais suscetíveis a ser alvos do ódio. É importante relembrar e não esquecer… para que não volte a acontecer.

A data escolhida não podia ter sido a melhor, visto que se celebrava nesse exato dia o Dia Internacional das vítimas o Holocausto. Desejo que esta data seja sempre comemorada respeitosamente e difundida por anos, com acesso à informação que advém deste acontecimento para que jamais se repita futuramente. Espero que mais pessoas tenham

acesso ao verdadeiro significado deste dia e que se informem cada vez mais sobre este acontecimento, de forma a saber detetar sinais de ódio e racismo nos discursos que se ouvem por aí, para que não caiam de novo em falsas promessas e não usem alguma “raça” como “bode expiatório” da raiva e ódio que provém da ignorância e maldade.

Esta data é marcada por um sentimento de perda muito grande, e deverá ser eternizada para ser relembrada ao longo da história. O assunto deve ser tratado com o horror que aconteceu, para que seja visível a todos o massacre e o ódio que resultaram no genocídio do povo judeu, visando abrir os olhos de todos à crueldade destes atos para que jamais sejam repetidos em hipótese alguma."

                                                                                                                  [Margarida Fernandes do 12LH]



Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...