sábado, 12 de fevereiro de 2022

Minuto Azul 4 - Refugiados - Ler+Mar

Divulgamos mais um podcast "Minuto Azul", do projeto Ler+Mar, orientado pela docente Maria José Pires. O tema desta edição é "Refugiados". Também se partilha um mini-artigo a propósito  da cimeira sobre a proteção do oceano, que terminou ontem. Agradecemos às professoras e alun@s do 11ºCT2 e CTLH o excelente trabalho realizado.

                                                                                                                             [Logotipo de Olga Morais]

O Mar que temos, o Mar que queremos

Cimeira sobre a proteção dos oceanos
 

O oceano, que ocupa 70% da superfície da Terra, é um regulador dos principais equilíbrios ambientais, um fornecedor de recursos, um importante facilitador do comércio, uma ligação essencial entre países e comunidades humanas, alimenta muitas pessoas e é lar de muitas espécies. No entanto, está seriamente ameaçado por numerosas pressões, como os efeitos das alterações climáticas, a poluição ou a sobre-exploração dos seus recursos.

Com o avanço da ciência, está mais que provado que é preciso proteger o oceano no seu todo, pois fornece metade do oxigénio que respiramos e limita o aquecimento global do planeta ao absorver uma parte importante do CO2 emitido pela atividade humana. 

Com o objetivo de alertar e mobilizar a comunidade internacional a tomar medidas concretas para mitigar as pressões sobre o oceano, e assim contribuir para a manutenção de um oceano saudável e sustentável, o Presidente da República francesa, Emmanuel Macron, organizou uma cimeira que reuniu cientistas, organizações não governamentais, políticos e empresários, dedicada ao oceano - "One Ocean Summit", que teve lugar em Brest - França, nos passados dias 9, 10 e 11 de fevereiro. Aconteceu no âmbito da Presidência francesa do Conselho da União Europeia e teve o apoio das Nações Unidas.

Esta cimeira foi uma oportunidade para iniciar o segundo ano da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável com os primeiros grandes compromissos internacionais para proteger o oceano e reverter a sua saúde em declínio, expressos na Declaração de Brest, assinada pelos governantes da área marítima de França, Itália, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido, presentes nesta cimeira.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que também marcou presença na cimeira, no seu discurso, alertou:

"Não devemos esquecer o longo prazo quando há crises e problemas conjunturais. Se não, vamos de conjuntura em conjuntura, esquecendo a estrutura. Não podemos fazê-lo com os oceanos".

Também convocou todos para a batalha que teremos de vencer se quisermos usufruir de mares e oceanos saudáveis quando salientou:

“Os oceanos pertencem a todos e todos têm de perceber a importância dos oceanos

Fontes:

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=declaracao-de-brest-destacada-pelo-ministro-do-mar-na-cimeira-one-ocean  (11/02/22)

https://www.rtp.pt/noticias/politica/marcelo-pede-que-nao-se-esqueca-os-oceanos-por-causa-de-crises-conjunturais_n1383874  (11/02/22)

https://oneoceansummit.fr/en/  (11/02/22)

https://pt.euronews.com/2022/02/09/baterias-amigas-do-ambiente (11/02/22)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...