segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Sessão do "Pordata"

Decorreu hoje, pelas 11h10, uma sessão de formação do Pordata (Projeto Pordata da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Rede de Bibliotecas Escolares) para as turmas TAS21 (docente Alda Fidalgo), 10LH (docente Isabel Ferreira) e 11CSELH (docente Luísa Brojo), dinamizada por Mariana Pimenta da Fundação Francisco Manuel dos Santos.


Nesta sessão, entre muitos conceitos, foi abordado, de forma muito interessante e prática, o modo como realizar um bom processo de pesquisa no Pordata, os passos a seguir, subtemas e indicadores, a forma como se podem comparar indicadores. Por sua vez, em cada indicador, é colocada uma questão, surgem os dados do último ano e do primeiro ano em que foi recolhida a informação, apresentando também o gráfico e a tabela-resumo. É possível observar o âmbito geográfico da recolha de informação, quem recolheu os dados, o conceito pesquisado, a forma como os valores estão organizados...É ainda possível fazer uma seleção de dados, colocando as datas pretendidas. Em seguida, foram analisados os dados do Município.

Uma ação muito pertinente, uma plataforma que pode constituir uma mais-valia na pesquisa de estatística, gráficos e indicadores em termos de Municípios, do país e da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...