quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Sobre a COP27 e um dos nossos mais importantes cientistas

A propósito da realização da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), a professora Maria José Pires, da equipa da Biblioteca, lembrou-se do Professor Pinto Peixoto, um dos nossos mais proeminentes cientistas no âmbito dos estudos sobre o clima. O Professor Pinto Peixoto, que era natural da Miuzela, Guarda, completaria hoje 100 anos de vida se fosse vivo. Por isso, a ideia de hoje lhe dedicarmos uma publicação, que partiu da professora Maria José Pires, não poderia ser mais oportuna. Aqui está o texto sobre o cientista Pinto Peixoto, escrito a duas mãos: a Profª Maria José Pires e a aluna Maria Beatriz Gavinhos. Agradecemos às duas o sentido de oportunidade e a qualidade da pesquisa efetuada, bem como do texto produzido que, seguidamente, reproduzimos.


«Teve início, no passado dia 6, na cidade costeira egípcia de Sharm el-Sheikh, a COP 27, 27ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. Realiza-se de 6 a 18 de novembro de 2022 e tem por objetivo fundamental reforçar a solidariedade entre os países, por forma a ser cumprido o célebre Acordo de Paris, cujas metas estão, neste momento, muito aquém do que seria previsto. Chefes de Estado e de Governo, ministros, ativistas climáticos e representantes da sociedade civil, entre outros, estão reunidos para, mais uma vez, se proporem assumir o compromisso de urgentemente implementarem ações conducentes à redução de emissões de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono, CO2 e metano, CH4), responsáveis pelo aumento da temperatura média da Terra. Nesta cimeira, para além de se repensarem estratégias de ação direcionadas para as questões climáticas, a Organização das Nações Unidas propõe uma ajuda financeira aos povos que são mais afetados com catástrofes diretamente relacionadas com as alterações climáticas, considerando que estes são, de modo geral, os que menos contribuem para este fenómeno.

Neste momento em que o clima está a ser alvo de reflexão ao mais alto nível, tal como alguns dos fatores que o podem influenciar, é de elementar justiça lembrar o homem que em Portugal e no mundo foi um dos maiores estudiosos/investigadores do clima. Esse homem, José Pinto Peixoto, nascido em Miuzela, Guarda, completaria hoje 100 anos de vida. Foi professor e investigador, em áreas relacionadas com a água, a atmosfera e o clima, em diversas universidades em Portugal e nos Estados Unidos. Teve um papel preponderante na criação das Universidades da Beira Interior e Nova de Lisboa. Desempenhou funções de topo no então Serviço Meteorológico Nacional.

Pinto Peixoto deixou muitos livros de divulgação sobre temas ligados ao clima e ao ambiente, diversos artigos científicos publicados nas mais importantes revistas internacionais e o livro Physics of Climate, publicado em 1992 em colaboração com o seu colega da equipa de investigação no Massachussets Institute of Technology (MIT), Abraham Oort. Esta obra ainda hoje é uma obra de referência neste domínio.

O Professor Doutor José Pinto Peixoto, que nos deixou precocemente, foi o homem, o professor, o investigador e o humanista que não deixou indiferente ninguém que o conheceu. Os colegas, os amigos e os alunos lembram a sua humildade, o seu sentido de humor e a sua sensibilidade para estar atento aos outros. Devido ao seu estilo muito próprio, estabelecia com a maioria dos seus alunos uma relação próxima que estimulava o interesse pelo estudo da atmosfera e do clima.»

[Prof. Maria José Pires/Maria Beatriz Gavinhos]

Fontes: COP27: Delivering for people and the planet | United Nations | Casa de Cultura Professor José Pinto Peixoto (casaculturapintopeixoto.org)

Prof. Dr. Pinto Peixoto (1922-1996)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ler em Família, na EB1 de Alcaria

Continuam as atividades de promoção de Leitura na EB1 de Alcaria. Como nos conta a professora Ana Paula Silva, "t endo a  Família um pa...