quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Uma aula com a Professora Liliana Reis

A equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas do Fundão, convidou a Prof.ª Dr.ª Liliana Reis, professora na área das Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior e na Universidade Lusófona, para a lecionação de uma aula a alunos de diversas áreas de estudos. A Prof.ª Dr.ª Liliana Reis tem sido uma presença frequente nas atividades organizadas pela Biblioteca e muito lhe devemos no apoio que tem dado à formação dos nossos alunos. Deixamos algumas fotografias da atividade e uma descrição da mesma pela Prof. Ana Brioso, responsável pela iniciativa.



No passado dia 15 de Dezembro de 2022 o agrupamento comemorou, mais uma vez, o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, à semelhança do que vem ocorrendo desde o ano de 1948, quando foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) e se estabeleceu a celebração dos direitos Humanos. Para que as pessoas possam defender os seus direitos humanos inalienáveis é preciso e é fundamental que esses direitos sejam conhecidos. Daí que a Declaração Universal dos Direitos Humanos e demais convenções e acordos que a ONU aprova nas suas Assembleias Gerais devam ser divulgadas e analisadas junto dos jovens, como bem foi referenciado pela professora Liliana Reis, na sua excelente aula com as diversas turmas presentes no auditório 2 do agrupamento (10º ano da disciplina de Economia (Turmas CSEAV, CT3, LH1), turma 11º CT3 e 9º INOVA). A professora levou os 54 alunos a refletir sobre os direitos humanos de 1ª geração, aqueles que dizem respeito aos direitos civis e políticos, ligados aos valores do direito à vida, à liberdade, à propriedade, à liberdade de expressão, à liberdade de reunião, entre outros e os direitos humanos de 2ª geração, respeitantes aos direitos sociais, culturais e económicos, relacionados com os valores de igualdade. Os alunos consideraram esta ação muito positiva, permitindo-lhes refletir sobre a importância de os estados e a sociedade zelarem por ações concretas no sentido de garantir os direitos básicos de toda a população mundial. Consideraram que a Escola, através da BECRE, ao dinamizar esta palestra com a professora Liliana Reis, com ampla experiência na área dos Direitos Humanos, proporcionou aos alunos a promoção dos direitos humanos nas práticas e vivência quotidianas, a começar pela sua implementação na sala de aula, começando pelo respeito pelo outro e pela inclusão.

[Texto da Professora Ana Brioso]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...