quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Física e Química A: alunos do Ensino Profissional apoiam alunos do Ensino Regular

Na passada segunda-feira, dia 12, os alunos Carolina Robalo e Rafael Neto, da turma TAL22, lecionaram, na turma 10ºCT2, uma aula sobre Hidrocarbonetos, no âmbito da disciplina de Física e Química A. Durante 50 minutos, estes alunos fizeram o papel de qualquer professor, ensinando os seus colegas conteúdos que eles já tinham aprendido. Na aula seguinte, dia 13, apresentaram o protótipo de um jogo, “Jogo da Partilha”, criado nas aulas de Química Aplicada, baseado nos conteúdos da aula anterior. A aula cumpriu-se a jogar.

[Matilde Honorato/Dinis Nabais (10CT2)]

Transcrevem-se algumas opiniões dos alunos:

Eu gostei da aula, pois os alunos foram bastante dinâmicos e completamente explícitos na matéria. Deram vários exemplos e desenharam diversos gráficos para podermos copiar e consultar quando estivéssemos a consolidar a matéria. Mostraram uma ótima postura, com frases completas e esclarecedoras. Demonstraram que tinham uma grande capacidade de explicar e que tinham a matéria lecionada bem consolidada”.

[Maria Gil, 10ºCT2]

A apresentação feita pela Carolina e pelo Rafael sobre hidrocarbonetos foi explícita e interessante. Gostei da forma como falaram, foi bastante direta, explicaram muito bem. Estavam à vontade para comunicar connosco e tirar as nossas dúvidas, sabiam, claramente, o que estavam a dizer. Interagiram connosco, fazendo com que fosse fácil acompanhar a matéria. Acho que os nossos colegas conseguiram cativar-nos. Gostei bastante. O jogo foi excelente, consolidámos a matéria a brincar.”

 [Júlia Sá, 10ºCT2]

Eu gostei bastante da aula. Em primeiro, porque fizeram resumos no quadro, mas também pelo facto de esclarecerem todas as dúvidas que surgiram de uma maneira fácil de entender. Eu gostaria que viessem mais vezes dar-nos aula. O jogo foi divertido e obrigou-nos a refletir sobre a matéria dada”

[Maria Ferreira, 10ºCT2]

Eu gostei muito da aula dada pelos alunos. Notava-se que sabiam o que estavam a dizer e explicaram muito bem os esquemas que colocaram no quadro para nos ajudarem a perceber a matéria. Foram simpáticos e eu consegui entender tudo o que quiseram ensinar. A aula e o jogo foram iniciativas criativas, que podem trazer resultados diferentes.”

[Afonso Silva, 10ºCT2]

Foi uma aula dinâmica e esclarecedora. Para além da aula, o comportamento da turma foi excelente, permitindo que os alunos que estavam a apresentar estivessem à vontade. Através desta iniciativa, podemos observar que temos de por fim a inferiorizar os alunos de cursos profissionais, porque aprendem tão bem e da mesma maneira que os alunos dos cursos regulares. A aula com o jogo foi uma forma muito diferente de treinar a matéria.”

[Matilde Honorato, 10ºCT2]

Notícia enviada pela Prof.ª Maria José Pires]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...