sábado, 17 de dezembro de 2022

Opinião sobre o filme "Como Estrelas na Terra", por Maria Ribeiro do 9A

Partilhamos a opinião de uma aluna sobre o filme "Como Estrelas na Terra" (partilha da docente Rosa Antunes).


                                                                                                       (imagem dehttp://mary-xanxere.blogspot.com/2018/08/filme-como-estrelas-na-terra.html)

O meu texto de opinião tem como tema o filme visto no anfiteatro do Agrupamento de Escolas do Fundão, pelas turmas do 9ºA, 9ºD e 9ºE, no dia 12 de dezembro de 2022, no âmbito do Projeto “Sou como sou - Autoestima em meio escolar” (responsável professora Rosa Antunes).

O filme retrata a vida de Ishaan, uma criança que é colocada numa escola particular após repetir várias vezes de ano. Nessa escola, sofre bullying e é humilhado pelo professor de EV por não conseguir ler ou escrever. Esse mesmo professor acaba por mudar de escola, sendo substituído por Nikumbh, que é o oposto do seu antecessor, sendo que os seus métodos de ensino são mais atrativos para os alunos, entre os quais a música e atividades que promovem a criatividade das crianças. Este novo professor trabalhava numa outra escola para crianças com distúrbios mentais, logo chegando à conclusão de que Ishaan tinha dislexia. O resto da história desenvolve-se no percurso que Ishaan percorreu para conseguir ler e escrever com a ajuda do professor, sendo que no final ambos ganham uma competição de desenho para a capa do anuário da escola.

O filme em si é interessante, principalmente na maneira como conseguem representar como é viver com dislexia ou viver com alguém disléxico. A maneira como ele se conseguiu “soltar” lentamente e voltar a fazer o que ele gostava surpreendeu-me, pois ele tinha desistido completamente de fazer o que gostava pelas humilhações que sofria e foi preciso um longo e complicado trabalho, tanto do professor como dele, para ele voltar a fazer o que gostava.

Também persistiu a questão de não haver preparação a nível escolar para lidar com este tipo de situações, o facto de uma criança deixar de fazer o que gostava e não conseguir estar ao nível dos seus colegas é algo preocupante. No caso de Ishaan, agravou-se por causa do ambiente escolar a que ele estava exposto - ele estava a ser constantemente humilhado por algo que não consegue controlar.

Na minha opinião, este tipo de situação (que infelizmente é o dia a dia de várias crianças) pode e deve ser evitada. É um dever de qualquer um reparar nos sinais e relatar este tipo de casos, principalmente quando se trata de crianças, por serem casos mais complicados, pois as crianças não costumam perceber a gravidade da situação a que estão sujeitas e episódios como os que Ishaan passou na escola podem ser traumáticos.

Achei que para além de ser uma maneira de nos mostrar outra realidade, serviu também para nos educar acerca da dislexia ou outros problemas, tal como mostra que nós não somos limitados pelos problemas que aparecem ao longo da vida, pelo contrário, não devemos deixar os nossos problemas definir-nos como pessoas ou as nossas capacidades.

É um filme necessário, não esquecendo a excelente atuação e composição. Recomendo a ver e espero ter oportunidade de ver mais filmes como este.

                                                                                   [Maria Ribeiro   n°13   9.ºA]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...