segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

3ª Sessão do Clube dos Leitores Assumidos

Decorreu hoje a 3ª sessão do Clube dos Leitores Assumidos, do 11CT2.

Na última sessão foi lançado um desafio: "Capta as Palavras em Saramago". Os trabalhos vencedores foram os seguintes:

1º lugar: Catarina Pinto;

2º lugar: Beatriz Oliveira;

3º lugar: Laura Soares.

Todos receberam um marcador e os vencedores, um livro.

Num ambiente descontraído, rodeados de livros, falou-se do Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago. Para além de ter sido uma forma de se familiarizarem com a escrita do autor, salientaram a mensagem e autoconhecimento transmitida.

Em seguida, recuamos no tempo de cada um para relembrar "os livros da infância", que, de alguma forma, se tornaram responsáveis por se terem tornado leitores. E, apesar de gostarem de estilos diferentes, foi engraçado ver que houve leituras comuns (inclusive leituras que atravessam gerações e continuam a marcar a infância de muitas crianças).

Durante este mês, foi proposta a leitura de Os Maias, de Eça de Queirós (50 páginas por dia), uma vez que será alvo de estudo no próximo período. Será que conseguem? Vamos ver quem consegue vencer este desafio!

Mas, como a interrupção do Natal está quase aí, e atendendo ao facto de se sentirem cansados de estudar, propuseram a leitura de mais um livro, escolhido de acordo com os seus gostos pessoais. Circularam vários livros, foram lidas sinopses e foram escolhidos e requisitados livros que os acompanharão nos próximos dias.

Boas leituras!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...