domingo, 18 de dezembro de 2022

Alunos da Fatela descobrem como é o Natal à volta do Mundo

 Os alunos do Jardim de Infância e Escola Básica do 1º Ciclo da Fatela envolveram-se num intenso trabalho de descobertas sobre usos e costume de outros países, no decorrer do qual incluíram as celebrações da quadra natalícia nalguns países muito distantes do nosso. As professoras Ana Cristina e Patrocínia Roque enviaram-nos os detalhes da atividade, acompanhados de algumas fotografias que aqui deixamos aos nossos leitores. Parabéns pelo trabalho, alunos e professoras da EB1 da Fatela!🎄🎅

 


 No dia 15 de dezembro, tivemos na escola uma atividade dinamizada por técnicas do Projeto FormaRedes: “Natal à Volta do Mundo”, integrado na atividade “Quadra Natalícia” prevista no nosso Plano Anual de Atividades.

O tema foi escolhido com base no Projeto de Turma /Grupo e Cidadania das turmas do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, que pretende promover o respeito pela diversidade cultural através do conhecimento dos usos e costumes de outros países e se intitula “O meu mundo e o teu”. Pretendeu-se, igualmente, assinalar o Dia Internacional das Migrações, que se celebra a 18 de dezembro.

De forma lúdica, as crianças ficaram a conhecer diferentes tradições natalícias de Portugal e de mais cinco países: Brasil, Inglaterra, Índia, Nigéria e Ucrânia. Estes foram escolhidos pelo facto de chegarem diariamente, ao concelho do Fundão, migrantes oriundos dos mesmos.

Para respeitar e valorizar as diferenças é necessário conhecê-las e assim interiorizar que o mundo é só um e que é mais aquilo que nos une, do que aquilo que nos separa.

[Texto: Prof. Ana Cristina e Prof. Patrocínia Roque]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...