quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Apresentação e videoconferência sobre Infertilidade

Os alunos de Biologia do 12ºCT1 surpreenderam-nos novamente com um trabalho que realizaram sobre a temática da infertilidade. Muitos parabéns pela vossa iniciativa e um agradecimento especial à professora que vos acompanhou e incentivou, Gabriela Cruz!

"No âmbito da Biologia do 12º ano realizámos um trabalho autónomo sobre um dos temas enunciado no programa da disciplina, a Infertilidade. Posteriormente, numa apresentação à turma, explorámos este tópico de extrema relevância para a sociedade atual e investigámos diversos aspetos que influenciam a infertilidade masculina e feminina. Abordámos as principais causas, ao nível do sistema reprodutor do homem e da mulher, bem como outros fatores que também estão intrinsecamente relacionados com este problema que afeta tantos casais nos dias de hoje. A fim de enriquecer o nosso conhecimento acerca desta problemática, contactámos a Maria Dias, aluna de mestrado em Toxicologia Analítica Clínica e Forense da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, assim como também colaboradora da Unidade Multidisciplinar Biomédica no ICBAS, áreas relacionadas com as células de Sertoli. Visto que a tese que aluna está a desenvolver - Infertilidade masculina e a exposição a xenobióticos – vai ao encontro do trabalho que realizámos, foi possível promover uma palestra online para alunos dos 11º e 12º anos de Ciências e Tecnologias, no dia 9 de dezembro pelas 9h da manhã.  Esta palestra permitiu-nos a nós, alunos, aprofundar os conteúdos que já sabíamos relativamente à infertilidade, nomeadamente a masculina, e perceber como o metabolismo de xenobióticos no organismo do homem pode afetar a sua atividade espermática, comprometendo a viabilidade da meiose e formação dos espermatozoides, levando ao declínio da sua fertilidade.

Assim, graças à cooperação da Maria, que se mostrou inteiramente disponível em colaborar connosco, conseguimos proporcionar uma nova experiência aos alunos, que só tiveram a ganhar com a mesma. Não só foi possível adquirirem novas aprendizagens, como também gerar um incentivo nos mesmos para investirem no seu percurso académico e na sua formação futura."

                 [Joana Santinha Almeida Nº 11, 12º CT1, Lara Filipa Brás Teotónio Nº 14, 12º CT1]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Feliz Natal e um Bom Ano Novo!

Neste Natal, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão deseja a toda a comunidade educativa momentos de alegria, partilha e u...