quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Trabalhos de pesquisa de alunos de Biologia de 12º ano continuam a "bombar"

 Já repararam que até hoje quase nem temos feito outra coisa sem ser editar e publicar os trabalhos, na área da Biologia de 12º ano, que os alunos e as alunas da Profª Gabriela Cruz nos têm enviado? Quando pensávamos que já podíamos descansar, surgiram mais três pedidos de divulgação de trabalhos em áreas que, sendo específicas da Biologia, têm implicações com todos nós ao nível biopsicossocial e, por isso, nos interessam tanto, aqui na Biblioteca. Deixamos os trabalhos de três grupos de alunos.

Inseminação Artificial e Fertilização in Vitro, por António Veríssimo, José Tadeia e Tiago Sucena

«No âmbito da disciplina de Biologia 12º ano, realizamos um trabalho durante o período acerca de duas das técnicas de reprodução medicamente assistida mais conhecidas na atualidade - a inseminação artificial e a fertilização in vitro. Numa parte inicial, começamos por recolher informação sobre o trabalho e planificámos tudo o que iríamos fazer, de forma a termos uma ideia mais clara e objetiva do nosso projeto final. Posteriormente, passamos para a ação! Elaboramos o PowerPoint e o respetivo guião o qual foi apresentado para a turma no dia 14 de dezembro, tratamos da elaboração do poster, que foi feito para fins informativos, surgindo como mais um suporte para o nosso trabalho. É de notar que o poster vai ser exposto no mês da infertilidade, em junho, no átrio da escola, com a ajuda da professora Gabriela Cruz. Por último, para complementar aquilo que apresentamos para a turma elaboramos um Quiz acerca do nosso trabalho, pois achamos que seria uma boa estratégia para fazer um apanhado das ideias principais que foram referidas no PowerPoint e, no final das contas, para inspirar uma certa competitividade saudável e divertimento.

Em suma, o nosso trabalho final consistiu na elaboração de um poster, de uma apresentação em PowerPoint para a turma acerca do tema e um Kahoot, no final e que serviu para animar e quebrar um ambiente sério de avaliação.

É de salientar que estava prevista uma videoconferência com a professora doutora Ana Ramalhinho do CHCB da Medicina Reprodutiva mas, por motivos de isolamento profilático, esta não se realizou. Esta atividade irá ser realizada em um momento oportuno.»

Apresentação do Trabalho "Inseminação Artificial e Fertilização in Vitro"

Sustâncias e Sexualidade, por Pedro Delgado (achamos que outros alunos estiveram envolvidos, mas o Pedro não nos quis dizer quem... ;-))

«Sempre fomos alertados que as drogas fazem mal ao corpo e à mente, podendo provocar várias patologias. Nunca nos disseram onde estas substâncias atuam e como o fazem. Desta forma o nosso grupo de trabalho decidiu tentar esclarecer esta dúvida aliando à matéria de 12 ano de Biologia sobre a Sexualidade.

Decidimo-nos especificar nas três drogas mais conhecidas e consumidas pela população sendo o seu consumo iniciado na adolescência. O álcool, o tabaco e a cannabis foram as nossas escolhidas. Um dos objetivos do nosso trabalho foi investigar de que forma o uso destas substâncias interfere na vida sexual, perceber a forma como atuam no nosso organismo e os transtornos que elas provocam. Foi preocupação, desde o início, alertar os jovens da nossa escola para o perigo do uso destas substâncias no desempenho da sua sexualidade, a partir de folhetos informativos.»

Apresentação do trabalho "Sustâncias e Sexualidade"

E Quando não há Fertilidade? Transferência Intratubária de Gâmetas ou Zigotos, por Duarte Rocha e Catarina Marques

«No âmbito da disciplina de Biologia fizemos um trabalho sobre a transferência intratubária de gâmetas (GIFT) ou zigotos (ZIFT). A GIFT consiste na recolha dos óvulos e espermatozoides, que após serem processados em laboratório são colocados no interior das trompas de Falópio. Na ZIFT ambos os tipos de gâmetas são postos em contacto, in vitro, em condições apropriadas para a sua fusão. O zigoto ou zigotos resultantes são transferidos para o interior das trompas uterinas. Os embriões excedentes são crio conservados até que o casal decida o que fazer com eles.

No contexto deste trabalho fizemos uma apresentação à turma, em que expusemos este tema de forma detalhada. No final, fizemos um pequeno questionário. Após terminarmos o trabalho concluímos que estes métodos têm custos bastante mais elevados que outros tratamentos mais comuns, e têm uma taxa de sucesso muito semelhante.»

Apresentação do trabalho "E Quando não há Fertilidade?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vicente São Pedro no Leituras (Com)Vida

Vicente São Pedro , da turma ST2A (da docente Ema Brito), presenteou-nos com a leitura de uma passagem do livro O Coala Que Foi Capaz , de ...