sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

"O Dever dos Nossos Deveres" - O Valor do Sufrágio Universal, Leonor Carriço 10LH

 

O valor do sufrágio universal

 O sufrágio universal é algo de extrema importância na vida de todos os cidadãos. O direito ao voto tem um papel impactante para todos, pois é através deste que temos a possibilidade de interferir diretamente na democracia e na política.

 Segundo uma das citações de José Saramago, "A democracia (...) depende do nível de participação dos cidadãos", o que significa que estes devem possuir o dever de participar nas escolhas políticas como as eleições, para assim conseguirem contribuir para um melhor funcionamento da democracia, e também, para satisfazer as suas necessidades de uma melhor forma, pois segundo José Saramago, a "indiferença cívica" é algo que não se pode deixar ocorrer na mente dos cidadãos.

 Para além do dever, todos devem possuir também o direito ao voto de forma igualitária. Podemos observar atualmente que a desigualdade, seja ela entre géneros, etnias ou faixas etárias, ainda permanece e ocorre com bastante frequência em diversos países do mundo.

 Em certos países, o direito ao voto é algo que é restrito ao género masculino, o que mostra a presença desta desigualdade entre os géneros.

Não só observamos a desigualdade entre géneros na vida política, mas também a desigualdade racial pois, de acordo com as estatísticas, apenas uma pequena percentagem dos cidadãos participantes na política são de raça negra ou de outras etnias. Porém, todas estas desigualdades devem ter um fim para assim se fortalecer a igualdade entre todos nós.

 Concluindo, o sufrágio universal deve ocorrer de forma igualitária respeitando os direitos de todos os cidadãos independentemente das suas características, para assim se promover um melhor funcionamento da sociedade. 

                                                                                               [Leonor Carriço, 10º LH]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vicente São Pedro no Leituras (Com)Vida

Vicente São Pedro , da turma ST2A (da docente Ema Brito), presenteou-nos com a leitura de uma passagem do livro O Coala Que Foi Capaz , de ...