Recentemente, um trabalho colaborativo realizado na disciplina de Biologia por alunas de 12º ano, permitiu abordar a temática da contraceção - no âmbito da educação para a sexualidade - junto de alunos do curso de ciências e tecnologias do 10º ano. Na Biblioteca, damos os parabéns pela iniciativa à professora Gabriela Cruz e às alunas Matilde Correia, Jéssica Valente e Joana Mação. Esperamos também que este exemplo de trabalho colaborativo possa vir a ser uma prática habitual entre nós. As alunas responsáveis enviaram-nos um texto, que publicamos em seguida, e um pequeno filme da atividade realizada.
No âmbito da disciplina de Biologia, três alunas do 12° ano, realizaram um trabalho sobre contraceção que foi apresentado às turmas do 10°ano CT1, CT2, CT3 e CT4.
Nesta apresentação foi abordado - O que é a contraceção e os diferentes métodos contraceptivos. Durante este encontro foram ainda relembradas as infeções sexualmente transmissíveis, e a importância para a sensibilização da prevenção das mesmas.
Para que a temática fosse explorada de uma forma mais eficiente e cativasse os alunos, foi usado um kit que contém um conjunto de materiais e produtos de contraceção, planeamento familiar e educação sexual. A utilização deste kit permitiu um diálogo mais informado e informal, mostrando os métodos contracetivos disponíveis no mercado, tais como, preservativo masculino e feminino, pílula, diafragma, dispositivo intrauterino (DIU), entre outros. Durante o decorrer desta ação foi mostrado um pequeno vídeo que resumia todo o tema abordado, de modo a que a informação ficasse mais cimentada.
Para finalizar, foi realizado um jogo no kahoot que consistiu num questionário para verificar as aprendizagens conseguidas. Em todas as turmas o sucesso foi superior a 80 por cento. No início da atividade as alunas estavam um pouco reticentes devido a possível reação dos alunos mais novos mas acabou por ser benéfico para ambas as partes.
Foi de opinião, por parte das alunas de Biologia do 12º ano de que todo este processo de realização e apresentação do trabalho sobre esta temática, quanto mais cedo for abordado, principalmente nas escolas, melhor, permitindo no futuro evitar gravidezes não desejadas e prevenindo de forma segura a saúde individual de cada um.
[Matilde Correia, Jéssica Valente e Joana Mação, 12CT1]
Sem comentários:
Enviar um comentário