quarta-feira, 10 de março de 2021

Monumentos em Tempos de Pandemia - episódio 2 - Margarida Pais, 7ºA

Hoje temos o privilégio de nos deixar conduzir numa visita ao Templo de Diana, pela aluna Margarida Pais, do 7ºA.

O Templo Romano de Évora é um monumento historicamente relevante por ser de uma época em que a Península Ibérica era dominada pelo Império Romano, sendo atualmente Património Mundial da UNESCO.

É exemplar único em Portugal e um dos melhor conservados na Península Ibérica.

Ficou conhecido como Templo de Diana pela semelhança com o templo romano de Mérida, dedicado a Diana, deusa romana da caça. Nos anos 90 conclui-se que era uma ideia errada, mas manteve-se o nome por que era conhecido.

Foi construído no Séc. I por ordem do General Quinto Sertório em homenagem ao Imperador Augusto, como parte do programa de renovação urbana da cidade.

É uma construção religiosa localizada no ponto mais alto da cidade fazendo parte do complexo do Fórum. Construído em pedra granítica e mármore branco com forma retangular e colunas com cerca de 3,5m de altura.

Apenas resta a parte central do edifício, com o pódio e algumas colunas. Existe ainda uma parte do friso superior que unia as colunas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante

Mensagens populares

Mensagem em destaque

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, ficam as nossas sugestões de leitura

Não deixes de passar pela tua Biblioteca Escolar para veres, na mesa dos destaques, as nossas sugestões que celebram o Dia Mundial da Língua...