quarta-feira, 10 de março de 2021

Monumentos em Tempos de Pandemia - episódio 2 - Margarida Pais, 7ºA

Hoje temos o privilégio de nos deixar conduzir numa visita ao Templo de Diana, pela aluna Margarida Pais, do 7ºA.

O Templo Romano de Évora é um monumento historicamente relevante por ser de uma época em que a Península Ibérica era dominada pelo Império Romano, sendo atualmente Património Mundial da UNESCO.

É exemplar único em Portugal e um dos melhor conservados na Península Ibérica.

Ficou conhecido como Templo de Diana pela semelhança com o templo romano de Mérida, dedicado a Diana, deusa romana da caça. Nos anos 90 conclui-se que era uma ideia errada, mas manteve-se o nome por que era conhecido.

Foi construído no Séc. I por ordem do General Quinto Sertório em homenagem ao Imperador Augusto, como parte do programa de renovação urbana da cidade.

É uma construção religiosa localizada no ponto mais alto da cidade fazendo parte do complexo do Fórum. Construído em pedra granítica e mármore branco com forma retangular e colunas com cerca de 3,5m de altura.

Apenas resta a parte central do edifício, com o pódio e algumas colunas. Existe ainda uma parte do friso superior que unia as colunas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...