domingo, 14 de março de 2021

Einstein, o homem...

No dia 14 de março de 1879, nascia em Ulm, Alemanha, o homem que viria a ser uma das personalidades mais controversas e mais fascinantes do séc.XX - Albert Einstein.

As suas contribuições para a Física Teórica e, em particular, a descoberta da Lei do Efeito Fotoelétrico proporcionaram-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Física, em 1922 (pelo ano de 1921).

O homem que suscitou sentimentos tão contraditórios foi por uns admirado e idolatrado como um génio, em todas as dimensões, e por outros apenas o cientista. Aquele que foi um dos mais inovadores e radicais pensadores do último século disse, n’Uma Alocução às Crianças, em 1931:

Lembrai-vos de que as coisas maravilhosas que ides aprendendo nas vossas escolas são obra de muitas gerações, (…). Tudo é depositado nas vossas mãos como herança, para que a aceiteis, honreis, desenvolveis e a transmitais fielmente um dia aos vossos filhos.         

  In “Como Vejo a Ciência, a Religião e o Mundo”, Albert Einstein, Relógio D’Água Editores, 2005

É-lhe atribuída a autoria de um número infindável de frases célebres e de algumas histórias, uma das quais se reproduz aqui, lida pela aluna Olga Nabais, 9º B.

Texto enviado pela Profª Maria José Pires (Física e Química)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...