domingo, 21 de março de 2021

Dia Internacional contra a Discriminação Racial (2021)

Como temos vindo a anunciar desde o início da manhã, comemora-se hoje o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Este dia foi estabelecido através da Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de outubro de 1966, em virtude do incidente ocorrido no dia 21 de março de 1960. Nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, contra leis que aprofundavam o Apartheid.

O seu objetivo é mobilizar a sociedade civil e decisores políticos para a luta contra a discriminação racial e é por isso que publicamos aqui alguns vídeos realizados pelos nossos alunos no âmbito da Educação para a Cidadania, bem como outros trabalhos, cientes de que muitas outras atividades terão lugar ao longo desta semana. 

Parabéns a todos os alunos e professores que se envolveram na iniciativa. 

 
Vídeo de Carolina e Francisca Marta - 7B
 Discriminação Racial - O Filme, por Pedro Almeida -7B
Sugestão de Leitura: A Bailarina de Auschwitz, por Ema Antunes - 10CTLH
Sugestão de Leitura - O Cortiço, de Aluísio Azevedo, por Laiz Motta - 10CTLH
Sugestão de Leitura - Mataram a Cotovia, de Harper Lee, por Margarida Ferreira
Para uma melhor conhecimento das pessoas de etnia cigana, por Luna Gamanho - 8A
 
  Sugestão de Leitura - Memórias da Plantação : Episódios de Racismo Quotidiano,
 de Grada Kilomba, por Bruno Ponte - 10CTLH
AEF Bibliotecas · Um poema sobre o racismo (Matilde Oliveira - 8A)
   
AEF Bibliotecas · Um poema sobre o racismo (Beatriz Gavinhos - 8A)
 
AEF Bibliotecas · Um poema sobre o racismo (Leonor Gralha - 10CTLH)
 
 
 
 
“Todos os seres humanos nascem iguais, em dignidade e direitos”

Para assinalar este dia, a turma de 11º CT1 participou numa atividade, no dia 19 de março, dinamizado pela técnica Paula Montez da EAPN (Núcleo Distrital de Castelo Branco da Rede Europeia Anti Pobreza/Portugal). O principal objetivo desta sessão foi sensibilizar para os limites de tolerância, relações entre diferentes minorias, discriminação, e a aceitação dos outros, entre grupos.

Foi apresentada uma situação: “Um jovem negro da tua cidade foi atacado por um grupo violento de jovens na rua, a meio da noite, quando saía de uma discoteca. O jovem ficou bastante ferido estando neste momento no Hospital. Depois do incidente, a associação de jovens africanos da tua cidade escreveu uma carta a várias organizações de minorias para marcar uma reunião, de forma a definir uma ação publica contra estes acontecimentos. A polícia parece não ter demonstrado fazer nenhum esforço para apanhar os agressores” ...”.

Os alunos, em pequenos grupos, assumiram o papel dos representantes das diversas organizações (Representante de uma associação de imigrantes africanos; Representante de uma associação de direitos humanos; Representante da associação de imigrantes dos Países do Leste; Representante da associação de estudantes da Agrupamento de Escolas do Fundão) e, em grande grupo, apresentaram as suas posições e propostas.

Assim, esta atividade permitiu refletir sobre a questão racial, concluindo-se que, apesar dos avanços que a sociedade tem feito no que toca aos direitos e garantias de todos os seres humanos, persistem desigualdades raciais e práticas discriminatórias que devem ser combatidas. [Notícia enviada pela Diretora de Turma, Prof. Maria de Jesus Lopes]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...