terça-feira, 9 de março de 2021

Monumentos em Tempos de Pandemia - episódio 1 - Diana Coutinho, 7ºA

Hoje temos o privilégio de nos deixar conduzir numa visita ao Palácio da Pena, pela aluna Diana Coutinho, do 7ºA.

Situa-se na Vila de Sintra, no distrito de Lisboa. Representa a expressão do Romantismo arquitetónico do século XIX. Considero que é um monumento interessante pois tem vários estilos arquitetónicos, de influência manuelina e mourisca. Conseguimos também perceber um pouco da vida da família real e das suas regalias. Foi construído pelo rei D. Fernando II, que adquiriu o mosteiro assim como toda a mata envolvente. No início apenas pretendia recuperar o mosteiro para ser apenas residência oficial de verão da família real, mas o seu entusiasmo levou-o à construção do palácio. Mais tarde, foi a família de D. Carlos e D. Amélia que desfrutaram do palácio e o mobilaram com  todo o luxo da época. Após o regicídio, a Rainha D. Amélia retirou-se para o Palácio da Pena até ao seu exílio. O Palácio da Pena foi classificado como Monumento Nacional em 1910, com a implementação da República Portuguesa e é o mais importante polo da Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1995. Em 2013 o Palácio Nacional da Pena passou a integrar a Rede de Residências Reais Europeias.

1 comentário:

  1. anabrioso@esfundao.pt9 de março de 2021 às 12:06

    Neste tempo de pandemia é importante divulgar espaços e memórias que fazem parte do nosso património comum, já que não se podem visitar presencialmente. Obrigada à Diana Coutinho pela pesquisa e o excelente vídeo e à BECRE por fazer a sua divulgação.

    ResponderEliminar

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...