quinta-feira, 1 de outubro de 2020

outubro - MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

«Os livros são salva-vidas para todos os tempos, mas os tempos difíceis como que o explicitam melhor. A leitura é uma forma de resistir a este vírus que está a transformar tudo (a organização do quotidiano, a estabilidade económica, as prioridades políticas, a nossa psique…) e que pede o respeito escrupuloso das medidas sanitárias, mas também uma reforçada resiliência interior». (José Tolentino Mendonça – O que é amar um País. O poder da esperança. Lisboa: Quetzal, agosto de 2020, p. 61).

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, uma data comemorada a nível mundial e a nossa biblioteca não podia deixar de assinalar a efeméride.  

O tema deste ano é “Descobrir Caminhos para a Saúde e o Bem-estar”, um tema muito pertinente no próprio contexto vivido de pandemia por COVID-19.

As bibliotecas são grandes promotoras de saúde mental e emocional de qualidade, uma vez que, a leitura pode assumir um excelente papel terapêutico.

Ler…

        - Alarga o vocabulário.

        - Desperta a inteligência.

        - Previne doenças.

        - Reduz o stresse.

        - Promove a empatia.

        - Combate o envelhecimento do cérebro.

        - Aumenta a esperança média de vida.

        …

Boas leituras, melhor saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...