domingo, 4 de outubro de 2020

A Semana Mundial do Espaço está aí!

 

A Semana Mundial do Espaço foi oficialmente declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 6 de dezembro de 1999, como sendo, anualmente, a semana de 4 a 10 de outubro. É uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana. As datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço comemoram acontecimentos marcantes da era espacial: no dia 4 de outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. No dia 10 de outubro de 1967, foi assinado pelos estados membros da ONU o Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior.
Este ano, a Semana Mundial do Espaço é dedicada aos satélites e os seus benefícios para a sociedade, tendo como lema “Os satélites melhoram a vida". Das comunicações à monitorização ambiental, transportes, ciência ou medicina, são muitas as áreas onde notamos a extraordinária importância dos satélites nas nossas vidas.
No Agrupamento, esta semana será assinalada com a realização/participação dos alunos em diversas atividades.
Em https://www.worldspaceweek.org/, separador “Read About the 2020 Theme”, poderá encontrar os acontecimentos em destaque durante esta semana e a forma como poderá ter acesso a cada um deles, assim como sítios nos quais são dadas indicações para a observação de satélites.
Em https://www.cienciaviva.pt/semana-mundial-do-espaco/ poderá encontrar as atividades promovidas pela Ciência Viva e a forma como poderá participar.
 [Texto de Maria José Pires]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...