No dia 15 de outubro, às 14h, a turma 11CT2/CTAV recebeu o investigador Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que proferiu uma palestra online intitulada “Ondas Gravitacionais – Uma descoberta que abalou o mundo”.
Esta palestra foi realizada no âmbito da iniciativa “O Espaço vai à Escola” (que já tínhamos referido neste blogue), em que cientistas e engenheiros que trabalham em várias áreas ligadas ao Espaço dão palestras online exclusivas para as escolas de todo o País, a convite do ESERO Portugal.
O Espaço vai à Escola teve início durante a “Semana Mundial do Espaço”, que decorreu de 4 a 10 de outubro.
Já agora lembramos que o Prémio Nobel da Física 2017 foi atribuído a Rainer Weiss, Kip Thorne e Barry Barish pelas suas "contribuições decisivas para o detetor LIGO (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory) e a observação das ondas gravitacionais".
A descoberta das ondas gravitacionais é uma das últimas peças para a confirmação da teoria da gravitação de Einstein. Esta teoria prevê que acontecimentos cataclísmicos, tais como a colisão de dois buracos negros, podem emitir ondulações gravitacionais, que se propagam através do Universo.
[Texto de Teresa Ramos, Professora de Física e Química]
Sem comentários:
Enviar um comentário