segunda-feira, 7 de março de 2022

Palestra "25 de Abril", com o Capitão de Abril - Coronel M. Duran Clemente

Decorreu, no dia 4, no auditório 2, uma palestra com o Capitão de Abril, o Coronel M. Duran Clemente, familiar da aluna Maria Dixo. Esta palestra decorreu de uma articulação entre a docente Ana Brioso com a Encarregada de Educação e a referida aluna.

Congratulamos a aluna e professora pela iniciativa e excelente execução.

Deixamos a avaliação da atividade, feita por uma aluna:

    "Na sequência do  trabalho sobre a Revolução do 25 de Abril das nossas colegas Rita Mesquita e Maria Dixo, do 12ºLHAV, recebemos no dia 4 de março no auditório 2 do AEF, a convite da aluna Maria Dixo e sua mãe, a visita de Manuel Duran Clemente, um Capitão de Abril, que participou ativamente na preparação da  Revolução de 25 de Abril. A sua apresentação dividiu-se em duas partes: no primeiro momento, referiu os antecedentes que levaram ao golpe militar e, na segunda parte, falou do golpe em si.
    Através do seu discurso, conseguimos perceber como foi crescer durante o Estado Novo, assim como, as diferenças relativamente ao nosso país atualmente, também como a ideia de que o golpe de Estado foi concebido e preparado e, para além disso, ficámos a conhecer certos factos que nunca chegamos a aprender na escola. Foi uma atividade interessantíssima, pois uma coisa é conhecer um dado evento histórico e outra é vivê-lo e falar dele na primeira pessoa. Também gostei de ouvir a opinião do agora Coronel,  Manuel Duran Clemente relativamente ao ressurgimento de partidos de extrema-direita no mundo, que põem em causa as liberdades individuais e a igualdade entre cidadãos. Por esse motivo, apelou à necessidade de  intervir na vida política de forma informada e, para isso, é preciso saber, é preciso ler, pois cabe-nos a nós investir num futuro que se encaminhe para a paz e não para a guerra."
                                                                                                                            [Mafalda Adão]

2 comentários:

  1. Gostei muito da vossa atenção e inteligência no debate. Saudações e Felicidades, MDC.

    ResponderEliminar

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...