sexta-feira, 11 de março de 2022

Reencontro com a Patrícia Costa

A Patrícia Costa foi nossa aluna há alguns anos. Depois saiu do Fundão e partiu para, longe, estudar arquitetura. Em 2016 passou a dedicar-se à ilustração ingressando no  I Curso de Iniciação à Arte Sequencial, no Montijo. Desde aí tem participado em Concursos e já publicou diversos trabalhos em edição independente, antologia e fanzines.
Atualmente, encontra-se muito envolvida na continuidade da série Crónicas de Enerelis, uma banda desenhada de fantasia épica, inspirada nos cânones manga (banda desenhada japonesa), e conta já com dois volumes editados, prevendo-se  o terceiro para meados de 2022.
Quis o destino que há algum tempo tivéssemos reencontrado a Patrícia de visita à sua terra natal e convidamo-la a vir inspirar os nossos alunos durante a Semana da Leitura. Graças à parceria estabelecida com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, foi possível trazer uma exposição sobre as Crónicas de Enerelis que ali estará patente até dia 7 de abril.
Durante dois dias, os alunos de Artes Visuais do 8º, 11º e 12º anos, puderam participar em pequenas sessões de trabalho com a Patrícia onde aprenderam acerca da evolução da autora desde os rabiscos nos cadernos durante a infância e adolescência até à arte que hoje cria. Alunos e professores puderam inteirar-se acerca dos processos de criação dos desenhos, das pinturas e da produção de texto para as histórias, em momentos que, de tão inspiradores, souberam a pouco. Podem ficar a saber mais sobre esses instantes no vídeo que publicamos em baixo (ativar legendas) e também podem saber mais sobre o trabalho que desenvolve, bem como adquirir os seus trabalhos em www.facebook.com/enerelis e www.instagram.com/cdenerelis.
Bem-hajas, Patrícia, pela colaboração nesta Semana da Leitura e sê sempre bem-vinda à tua casa.

[Ativar as legendas]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...