segunda-feira, 21 de março de 2022

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial e Dia Mundial da Poesia

A efeméride do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial foi criada pela ONU, de acordo com a "Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966", porque, foi precisamente no dia 21 de março de 1960 que ocorreu o "Massacre de Shaperville", quando, 20.000 pessoas que protestavam, de forma pacífica, contra a "Lei do Passe" que obrigava os negros a serem portadores de um cartão de identificação dos locais que permitiam a sua circulação, foram alvo de disparos  por parte da polícia do regime de apartheid,  tendo esta causado várias mortes e ferindo mais de uma centena de pessoas.

Para recordar este dia e lembrar que a violência não é o caminho sobre o qual queremos erigir o futuro, e como celebramos o Dia Mundial da Poesia, trazemos um poema intitulado "Poeta", de Alice Neto de Sousa, que nasceu na antiga freguesia lisboeta de São Sebastião da Pedreira, é licenciada e mestre em Reabilitação Psicomotora e poeta. Um desafio de leitura da docente Maria José Pires ao qual respondemos, esperando ter correspondido às expetativas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...