quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O Dia Internacional dos Direitos Humanos numa Escola Amiga dos Direitos Humanos

 Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e somos o blogue de uma Biblioteca de uma Escola Amiga dos Direitos Humanos. Para comemorar este dia publicamos o sentir de um antigo aluno, João Aleixo, que hoje é um estudante de Jornalismo. Obrigado, João, feliz Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Como Escola Amiga dos Direitos Humanos, o Agrupamento de Escolas do Fundão, juntamente com o seu Clube Escolas Amigas dos Direitos Humanos, não podia deixar passar a maior data que o Mundo tem para celebrar e continuar a lutar para que todos consigamos os nossos direitos em pleno e em todos os países. Embora esta causa seja algo que devemos relembrar e por que lutar todos os dias, é importante a existência desta data não só para refletirmos mais aprofundadamente sobre o que se tem feito nestas matérias, mas também para não deixar cair em vão todo o trabalho que tem sido desenvolvido por organizações das quais destacamos o trabalho feito pela Amnistia Internacional. Sem a existência desta e doutras organizações não governamentais, muitas conquistas que hoje temos eram, infelizmente, meras aspirações que tardavam em chegar.

Esta data é celebrada anualmente no dia 10 de dezembro, como forma de homenagear o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta consiste num documento que foi assinado por 58 Estados e teve como objetivo assegurar e promover a paz na humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial.

No caso português, para além da comemoração desta data, em 1998 a Assembleia da República reconheceu uma enorme importância a este documento onde estão conferidos todos os Direitos do Homem, bem como respetiva data comemorativa: 10 de dezembro de cada ano.

Deveremos estar sempre atentos ao respeito pelos Direitos Humanos, pois com a nossa ação e os nossos apelos podemos estar a fazer a diferença! É este o apelo que o Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos do AEF deixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...