domingo, 13 de dezembro de 2020

Crescer na Cidadania - apoio para as aulas de Cidadania

     A EAPN Portugal (Rede Europeia de Anti-Pobreza) tem vindo a realizar um evento o “Futuro começa Agora”, que reúne jovens de várias localidades do país que procuram refletir sobre o futuro, sobre o seu lugar no mundo e sobre temas que os inquietam.
Como o Agrupamento de Escolas do Fundão está envolvido no projeto escolas "Crescer na Cidadania", foram entrevistados dois alunos do 11º CSE, no âmbito deste projeto, com o objetivo de criar um vídeo:  o" Futuro começa agora| 2020 o futuro depois da Pandemia” que reflita as suas opiniões, preocupações e inquietações. Para além dos nossos alunos, também participaram outros agrupamentos de escolas a nível nacional. Este vídeo foi utilizado no webinar realizado no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
     Assim, o Núcleo distrital de Castelo Branco da EAPN fez-nos chegar o vídeo com uma breve introdução/Guião ao filme para que este possa servir de base em atividades de Cidadania.
    “A fase de confinamento a que todos estivemos sujeitos e que levou ao encerramento das escolas desde meados de março com a reabertura apenas neste ano letivo (setembro) causou, com certeza, um impacto muito forte nos nossos jovens, quer ao nível das aprendizagens formais, mas também ao nível relacional, social e psicológico. Assim, neste vídeo pretendemos ouvir a opinião dos jovens acerca da atual situação pandémica e sobre a forma como encaram o futuro. No vídeo são lançadas duas questões: - O que mudou com esta pandemia? - Vamos ter um mundo melhor? Como? Porquê? As respostas são sinceras, espontâneas e surpreendentes.     Esperamos que este vídeo seja uma boa prática para as aulas de cidadania, assim como as questões colocadas.

Texto de: Professora Maria de Jesus Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...