domingo, 27 de dezembro de 2020

Nova aquisição - Noite, Elie Wiesel

 Já podes requisitar este livro novo na tua biblioteca!

Elie Wiesel é um escritor nascido na cidade de Sighet, na altura cidade húngara, mas que hoje faz parte da Roménia.

Ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1986 como sobrevivente do Holocausto.

De origem judia, durante a Segunda Guerra Mundial, junto com os familiares e outros judeus da sua região, foi deportado para o campo de concentração e exterminação alemão de Buchenwald em 1944. Libertado em 1945 pelas tropas aliadas, foi levado para Paris onde estudou na Sorbonne e trabalhou como jornalista. Começou a fazer conferências sobre a situação dos judeus e outros grupos que sofreram perseguição e morte pelos nazis por causa da religião, raça ou origem nacional.

«Noite merece o seu lugar como uma das mais fundamentais - e mais comoventes - obras literárias sobre o Holocausto.» Richard Zimler.

O narrador deste livro, Eliezer, tinha treze anos, acreditava no seu Deus e o sonho dele era arranjar um mestre que o pudesse guiar no estudo da Cabala. Postos fora de casa, o jovem Eliezer e a família, acompanhados de muitos outros judeus, ao chegar a Birkenau, foram confrontados com a separação, a mãe foi para um lado, ele e o pai para outro. Daqui foram para Awschwitz, onde permaneceram três semanas e, posteriormente, para Buna, acabando, mais tarde, por ser encaminhados para Gleiwitz e Buchenwald, onde o pai foi transportado para o crematório, sem chorar, com o ar de quem finalmente está livre de tudo. 

«Um pequeno livro de grande poder.» The New York Times «Devia ser leitura obrigatória para toda a humanidade.» Oprah Winfrey

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...