quinta-feira, 28 de maio de 2015

2º FESTIVAL LITERÁRIO DA GARDUNHA

fotografia de Manuel Abelho

fotografia de Manuel Abelho







O fim de semana passado enriqueceu culturalmente as terras do Fundão e arredores com o 2º Festival Literário da Gardunha.
Abriu ao público 5ª feira, com o workshop de escrita de viagens com Rui Pelejão e Jorge Flores.
6ª feira, Inês Pedrosa apresentou o seu livro Desamparo.
Entre sábado e domingo muitos foram os escritores que conversaram e apresentaram algumas das suas obras, sempre aludindo ao tema escolhido para o festival, “Lugares Imaginários”.
Tatiana Salem Levy, Inês Pedrosa, Nuno Júdice, Valério Romão, Raquel Ochoa, Pedro Eiras, Ana Cássia Rebelo, Susana Moreira Marques, António Valdemar, Ferreira Fernandes, António Valdemar, Ferreira Fernandes, Rui Cardoso Martins, Maria João Fernandes, Gonçalo Salvado, João Morgado, Manuel da Silva Ramos, José Manuel Castanheira, Tânia Ganho e Andrea Zamorano foram os escritores que desfilaram com palavras bonitas e ideias igualmente encantatórias, mostrando que lugares imaginários há muitos e que todos podemos viajar para lá.
Para Nuno Júdice, “a viagem dos escritores é a viagem dentro deles” e Tatiana sublinhou que “é necessário viajar, depois “vira” a realidade para a imaginação”. Quanto aos lugares, “são sempre uma soma dos lugares que a gente viveu ou imaginou”. “A literatura tem esse poder de nos levar a outros lugares antes do avião.”
Salientamos as palavras de Raquel Ochoa, segundo a qual “a realidade ultrapassa a imaginação”. Para o demonstrar afirma que a realidade não cessa de nos surpreender, como é o caso da casa mais rica do mundo, na Índia, que é um prédio, com heliporto e todas as comodidades, 600 empregados e a vista para a grande favela junto ao aeroporto, coisa que ninguém poderia imaginar!
Ana Cássia partiu da insónia para, depois de viajar por muitas palavras e por muitos lugares imaginários, achar que um lugar imaginário, referido por um amigo, que lhe curava a insónia, só podia vir de um livro.
Retomando a realidade, Pedro Eiras referiu que “o real é apenas um dos lugares possíveis. Se calhar nem é o melhor.”
João Morgado, escritor natural da Covilhã, que lançou o seu livro Vera Cruz, recentemente, viaja até à sua infância na ruralidade da casa dos seus avós para dizer que a sua “primeira ficção foi criar diálogos entre as sombras” que via. Com nostalgia, refere-se carinhosamente ao facto de ter ouvido na rádio “os grandes clássicos à luz dos candeeiros a petróleo”.
Mais tarde, João Ricardo Pedro retomaria este mesmo tema ao afirmar que “os lugares de infância de cada um tornam-se lugares imaginários. Muita da inspiração que teve no seu ainda único livro O teu rosto será o último foi buscá-la à sua infância, quando passava férias em São Miguel d’Acha  e ouvia as mesmas histórias, contadas pelas mesmas pessoas, ano após ano, no lagar de azeite da aldeia. Quanto ao escritor, este foi o seu primeiro contacto com a literatura.
Manuel João Ramos, antropólogo, amante da Etiópia, para onde viaja anualmente e onde recolhe histórias da sua literatura oral, introduz no festival a ideia de que nós vivemos numa “bolha” que é a Europa e que não traduz, de modo algum, o mundo. “A vida fora da bolha é infinitamente complicada.”
Em pleno piquenique literário, José Manuel Castanheira apresentou o seu livro da viagem que fez com o seu filho por terras italianas, intitulado Viagem a Itália.
Na noite de sábado, Alexandre O’Neil foi homenageado com a peça “Portugal meu remorso”, com direcção artística e interpretação de João Reis e Ana Nave.
Enfim, o 2º Festival da Gardunha, com o tema “lugares imaginários”, proporcionou, ao longo de três dias, várias viagens em que, sem sair do mesmo lugar, pudemos entrar numa multiplicidade de lugares, todos eles imaginários, por força dos livros e de quem os escreve, para bem de todos.
Ler os livros dos autores participantes neste festival será ainda uma outra viagem, maior ainda do que aquela que foi estar presente no evento e que propomos a todos os nossos seguidores.



Sem comentários:

Enviar um comentário

4.º Concurso de Leitura para Pais: atribuição de prémios e certificados aos vencedores

Na passada sexta-feira, teve lugar a entrega de prémios e certificados às mães concorrentes à 4.ª edição do Concurso de Leitura para Pais. O...