segunda-feira, 4 de maio de 2015

A PÁGINAS TANTAS: NOITE DENTRO, MOÇAMBIQUE


Laurent Gaudé.(2014). Noite dentro, Moçambique.ASA

Laurent Gaudé pode ser um escritor pouco conhecido entre nós, portugueses, mas nem por isso é menos interessante.
Noite dentro, Moçambique é uma coletânea de quatro contos: Sangue negreiro, Gramercy Park Hotel, O coronel Barbaque e Noite dentro, Moçambique.
Todos têm um registo narrativo diferente. Vamos falar do primeiro conto.
Em “sangue negreiro”, aborda-se o tema da escravatura, por vezes já esquecido na atualidade, mas ainda tão real. Um navio mercante francês, cuja mercadoria principal era constituída por um grupo de escravos negros é forçado a regressar a França por morte do seu comandante, de modo a que fosse sepultado em solo francês.
Aqui, acontece o inesperado: os escravos fogem do navio mas, após algumas horas, são capturados e a calma restabelece-se. Contudo, ao verificarem melhor, constatam que ainda se encontra um escravo a monte, que ninguém consegue encontrar. No entanto, ele vai deixando as suas marcas em toda a localidade e afeta psicologicamente o novo comandante do navio, que não vive a realidade da escravatura pacificamente.
Eis o primeiro parágrafo do conto narrado na primeira pessoa, o comandante do navio:

 “Observam-me. Assusto-vos. Há na minha tez algo de febril que vos inquieta. Sorrio. Estremeço. Um homem queimado, pensam. Não levanto os olhos. Sobressalto-me muitas vezes, ao mínimo ruído, ao mínimo gesto. Estou ocupado a lutar contra coisas que não veem, nem sequer seriam capazes de imaginar. Lamentam-me, e têm razão. Mas nem sempre fui assim. Era um homem, dantes.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

4.º Concurso de Leitura para Pais: atribuição de prémios e certificados aos vencedores

Na passada sexta-feira, teve lugar a entrega de prémios e certificados às mães concorrentes à 4.ª edição do Concurso de Leitura para Pais. O...