sábado, 9 de maio de 2015

Dia 9 de maio - Dia da Europa

Resultado de imagem para história da europa resumo
Votaire na corte do rei da Prússia Frederico II (1740-1786)

A Europa não foi o berço da humanidade nem do engenho humano, mas foi o berço da cultura ocidental de base greco-latina. Foram as civilizações antigas da Grécia, primeiro, e de Roma, a seguir, que forneceram todo o substrato ao desenvolvimento cultural dos povos europeus ao longo da sua História.
A Europa influenciou todo o mundo desde muito cedo através dos fluxos de produtos físicos e culturais e de serviços de naturezas variadas que estabeleceu com outros povos de outras terras. As cruzadas da Idade Média, tal como os viajantes europeus que chegavam à China para fazer comércio, são alguns exemplos.
 A Europa, desde cedo, fez de si o centro do mundo, até, pelo menos, ao fim da II guerra mundial, através, quer das descobertas científicas, das inovações tecnológicas, da criação e expansão das universidades, com crescimento notável a partir da descoberta da imprensa por Gutemberg, quer dos Descobrimentos por via marítima, do comércio mundial de produtos e pessoas, da revolução industrial, do nascimento de novas ciências e novas criações culturais, passando pela expansão da produtividade agro-pecuária, pela descoberta da eletricidade e da rádio e do cinema, pela invenção das vacinas, e acabando, o séc. XX, com duas guerras mundiais, mas também com a queda do muro de Berlim e o euro.
Se deixarmos de nos interessar pelo nosso destino coletivo, então, estamos a condenar a Europa à invisibilidade mundial.
Resultado de imagem para história da europa resumo
D. Quixote de La Mancha e Sancho Pança escrito de Miguel de Cervantes e publicado em 1605


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante

Mensagens populares

Mensagem em destaque

Livros que ganhamos no concurso "50 Listas de Leitura do PNL"

Tendo sido uma das 50 escolas selecionadas no Concurso "50 Listas de Leitura" , a nossa Biblioteca Escolar pôde ver o seu fundo do...