sábado, 9 de maio de 2015

Dia 9 de maio - Dia da Europa

Resultado de imagem para história da europa resumo
Votaire na corte do rei da Prússia Frederico II (1740-1786)

A Europa não foi o berço da humanidade nem do engenho humano, mas foi o berço da cultura ocidental de base greco-latina. Foram as civilizações antigas da Grécia, primeiro, e de Roma, a seguir, que forneceram todo o substrato ao desenvolvimento cultural dos povos europeus ao longo da sua História.
A Europa influenciou todo o mundo desde muito cedo através dos fluxos de produtos físicos e culturais e de serviços de naturezas variadas que estabeleceu com outros povos de outras terras. As cruzadas da Idade Média, tal como os viajantes europeus que chegavam à China para fazer comércio, são alguns exemplos.
 A Europa, desde cedo, fez de si o centro do mundo, até, pelo menos, ao fim da II guerra mundial, através, quer das descobertas científicas, das inovações tecnológicas, da criação e expansão das universidades, com crescimento notável a partir da descoberta da imprensa por Gutemberg, quer dos Descobrimentos por via marítima, do comércio mundial de produtos e pessoas, da revolução industrial, do nascimento de novas ciências e novas criações culturais, passando pela expansão da produtividade agro-pecuária, pela descoberta da eletricidade e da rádio e do cinema, pela invenção das vacinas, e acabando, o séc. XX, com duas guerras mundiais, mas também com a queda do muro de Berlim e o euro.
Se deixarmos de nos interessar pelo nosso destino coletivo, então, estamos a condenar a Europa à invisibilidade mundial.
Resultado de imagem para história da europa resumo
D. Quixote de La Mancha e Sancho Pança escrito de Miguel de Cervantes e publicado em 1605


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ler em Família, na EB1 de Alcaria

Continuam as atividades de promoção de Leitura na EB1 de Alcaria. Como nos conta a professora Ana Paula Silva, "t endo a  Família um pa...