terça-feira, 28 de maio de 2024

De Venezuela a Fundão: experiencias socioculturales y lingüísticas de un inmigrante

No dia 16 de maio, realizou-se uma palestra dirigida a alunos de espanhol do Agrupamento de Escolas do Fundão, tendo participado na atividade as turmas CT1 e CT2, do 12º ano, e EAC/TAL/TAS/DIS/APS/TIS/PRI23, do 10º ano, níveis de iniciação e continuação. O evento contou com o apoio da BECRE.

O orador convidado foi o escritor e docente de literatura e língua castelhanas Juan R. Rivas Pulido, natural de El Tigre, Venezuela, que atualmente reside no Fundão.

Durante a palestra, foram abordados temas como a emigração, as diferenças culturais entre a Venezuela e Portugal, o Espanhol da América e o de Espanha (diferenças e semelhanças sintáticas e estruturais) e produções literárias de língua espanhola.

Com este evento, pretendeu-se sobretudo conhecer aspetos sociais, culturais e linguísticos de um imigrante de língua espanhola, dotar os alunos de conhecimentos, capacidades e atitudes, em harmonia com o PASEO, que lhes permitam construir o seu próprio conhecimento e fomentar a participação de todos os agentes da comunidade educativa na vida do AEF, objetivos enquadrados no PEA e no tema geral dos DAC “Multiculturalidade e Interdependência Global”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vicente São Pedro no Leituras (Com)Vida

Vicente São Pedro , da turma ST2A (da docente Ema Brito), presenteou-nos com a leitura de uma passagem do livro O Coala Que Foi Capaz , de ...