quarta-feira, 8 de maio de 2024

Quando as aulas de História acontecem nos monumentos...

Neste ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi comemorado com a deslocação de algumas aulas de História para a aldeia de Alcaide, numa atividade organizada pela Prof.ª Ana Brioso com o Museu Arqueológico do Fundão. A Joana Mendes, do 11.º, LH1 conta-nos tudo no seguinte texto que nos enviou.

No dia 18 de abril de 2024, em colaboração com o Museu Arqueológico José  Monteiro, os alunos do 11º LH1 e do 9º A da Escola Secundária do Fundão, tiveram a sua aula deslocada para o Alcaide, com o intuito de comemorar o  “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”.

Prosseguindo a já habitual articulação com o Agrupamento de Escolas do Fundão, o Museu Arqueológico Municipal José Monteiro comemorou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano sob o tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza” com a realização de uma visita comentada à aldeia de Alcaide. Os alunos puderam visualizar in loco as repercussões do terramoto de 1755 no património material do Alcaide, localidade afetada com este sismo, nos danos ainda presentes na Torre da Igreja Matriz de S. Pedro. Após uma breve apresentação feita pelo Diretor do Museu Arqueológico do Fundão, baseado em recursos documentais, como as Memórias Paroquiais de 1758, os alunos tiveram ainda oportunidade de ouvir as interessantes explicações técnicas do Dr. Carlos Neto Carvalho, geólogo do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO, sobre os fenómenos sísmicos. Depois de experienciarem a subida à torre, puderam visitar a igreja e o edifício da “Antiga Casa da Câmara”, ouvindo algumas explicações da história local pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alcaide, Daniel Cruz.

Esta atividade foi bastante importante pois permitiu sensibilizar os alunos e comunidade local presente para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural no nosso concelho.

[Joana Mendes, aluna do 11º LH1]


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...