segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Sobreviventes, Alex Schulman



Sobreviventes é um livro escrito pelo escritor e jornalista sueco Alex Schulman e traduzido por João Reis. Posso afirmar que é daqueles livros que nos prendem logo à primeira página, envolvendo-nos de tal forma que seríamos capazes de o ler sem interrupções, se assim pudéssemos e tivéssemos tempo. A própria forma como a intriga está estruturada, alternando momentos passados, em que os protagonistas eram ainda crianças e o momento presente, em que, como adultos, regressam à casa de campo onde foram criados, para sepultar a mãe. Os verdadeiros acontecimentos decorreram na infância e são eles que explicam as personagens que se nos apresentam no momento presente, especialmente um acidente que os mudou para sempre, que explicam o seu caráter, os seus traumas, os seus medos, as suas ousadias, as suas raivas e as suas frustrações. Em todo o percurso de leitura, sentimos que nada sabemos e, quando, enquanto leitores, nos julgamos detentores da história, eis que ela se reconstitui seguindo um percurso inesperado. Talvez, por isso mesmo, nos mantenha presos, de coração apertadinho, a bater numa pulsação de ansiedade em conhecer o resto da história.

Sem dúvida, que até o título foi bem escolhido. Sobreviveram aos acontecimentos mais atrozes, às rivalidades criadas pelos próprios progenitores, aos momentos de raiva, a tudo o que os tornava diferentes uns dos outros, à indiferença a que foram votados, durante toda a vida, pelos próprios pais. E sobreviveram porque, ainda assim, apesar de todos os acontecimentos e divergências, havia um laço que os unia…

E mais não digo, pois quero que sintam o que senti ao ler este livro!

Há muito que não lia um livro assim, em que nada é supérfluo, em que tudo faz sentido, em que, depois do livro, fica o próprio livro, a residir nos nossos pensamentos. Ainda não sou capaz de o arrumar na estante. Tenho de olhar para ele, virar e revirar, reler o último capítulo…

E já está disponível na tua biblioteca!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que é, para nós, a Liberdade?...

...foi a questão à qual os alunos do 8.ºC responderam, num texto escrito a várias mãos, e que aqui deixamos, em formato áudio, desejando a t...