sábado, 4 de setembro de 2021

CanSat - alunos do AEF constroem, em Ponte de Sor, um satélite espacial com uma lata de refrigerante

O projeto CanSat Portugal é promovido pelo ESERO Portugal e envolve o Ciência Viva e a Agência Espacial Europeia. O desafio é colocar alunos do ensino secundário de todo o país a projetar e a construir um modelo de um microssatélite a partir de uma lata de um qualquer refrigerante. Após isso é necessário construir um paraquedas e tratar das comunicações da "lata" com a estação na Terra.
Os alunos do AEF estão, por este dias, presentes neste projeto - que decorre em Ponte de Sor - de onde nos estão a enviar um pequeno diário que transcrevemos depois destas imagens. Boa estadia e bom trabalho, Inês Figueira, Rute Dionísio, Francisco Peça, Rodrigo Fortuna, Joana Oliveira e professora Teresa Ramos!

 

Na manhã de dia 1 de setembro, a nossa equipa "SatFun" partiu do Fundão até ao aeródromo de Ponte de Sôr, onde se realiza a competição CanSat. Já no hangar da escola de aviação, as equipas começaram a preparar as latas nas respetivas mesas, misturando a entreajuda e a dedicação.
Depois do almoço, visitámos escola Global Flight School, as instalações da Tekever e a eacola L3Harris. Voltámos ao Hangar para finalizar as preparações para o dia seguinte.

No 2°dia de competição, as equipas apresentaram ao júri o respetivo projeto e missões e à tarde realizaram-se os primeiros lançamentos no aeródromo com um drone, que serviram de teste e preparação para o dia seguinte.

Na sexta feira, dia 3, foi o dia do lançamento final do CanSat. As equipas deslocaram-se para um descampado, onde havia um rocket que tinha como função lançar os satélites até aproximadamente 1000 metros de altitude. Depois de conseguirmos captar os dados da nossa lata durante a descida, com a ajuda da antena e da estação terrestre, voltamos ao hangar, onde começamos a preparar as apresentações finais, que incluíram o tratamento dos dados recolhidos durante o lançamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...