terça-feira, 27 de abril de 2021

O Museu Veio à Escola com ... Vestígios da Romanização no Concelho do Fundão

«Na passada quinta-feira, 15 de abril, o museu arqueológico do Fundão voltou à escola para nos mostrar mais alguns vestígios arqueológicos, mas desta vez sobre a presença dos romanos no concelho do Fundão.

Vieram falar-nos de Roma antiga, uma época que nós já tínhamos estudado na disciplina de História. Começámos, por ir à biblioteca da escola ver a exposição “Memórias de viagens- da civilização egípcia à civilização romana”. Os objetos expostos são da nossa DT e professora de História, Ana Brioso e de alguns alunos, recolhidos nas suas viagens.

Já depois de vermos a exposição, fomos participar no auditório 2 da Biblioteca  na oficina pedagógica sobre Roma Antiga. Primeiro, relembrámos um pouco da época romana, e de seguida os técnicos do Museu Arqueológico do Fundão mostraram-nos variados  vestígios encontrados em diversas localidades do concelho e certas curiosidades romanas. Observámos réplicas e originais de moedas da época romana, de cerâmica, mais concretamente as lucernas que serviam para iluminação e  as ânforas que eram vasos onde guardavam produtos como o azeite, o vinho ou o garum, uma espécie do atual paté. Vimos aras votivas com gravações epigráficas umas dedicadas aos deuses indígenas e romanos outras dedicadas aos mortos.

Vimos com mais detalhe os resultados das escavações realizadas na quinta do Ervedal em Castelo Novo, como alguns exemplos de mosaicos com figuras geométricas e imagens do lagar onde preparavam o vinho. O que mais gostei foi das termas encontradas neste local, pois como adoro água e piscina, para mim foi bastante curioso o facto de naquela altura já terem esse desenvolvimento a nível de construção. Agora temos SPA’s, e na minha opinião, as termas eram mais elaboradas, umas privadas, outras públicas, autênticos locais para conviver e relaxar, com piscinas de água quente, tépida ou fria,   chegando mesmo a ter bibliotecas.

Uma outra coisa que achei muito interessante e me cativou muito foi o facto de podermos inscrever-nos para ir praticar arqueologia nas equipas de voluntariado, juntamente com o grupo do museu.

Eu gostei muito da sessão, porque  proporcionou-nos muita aprendizagem e diversão de uma forma muito interessante.

Margarida Pais, 7ºA

A parte que eu mais gostei foi quando nos mostraram como o sistema de aquecimento nas termas funcionava e quando pudemos ver como o edifício estaria se ainda estivesse intacto. Gostei bastante, adoraria que o museu continuasse a vir porque acho interessante ter contacto direto com pedaços da história e poder ver como evoluímos.

Maria Ribeiro, 7º A

Mostraram moedas,  não estava á espera de serem assim tão pequenas. Também nos mostraram um vídeo que foi a minha parte favorita descobrir como funcionava um spa e foi muito interessante como eles conseguiram descobrir como aquilo tudo e faz me querer saber mais. Eu também gostei muito do facto de eles estarem a escavar um grande buraco e quando isto tiver acabado eu gostaria de ajudar.

Simão santos, 7 A

Ficámos a conhecer peças deixados pelos Romanos no território do Fundão como as Aras, as telhas, os vestígios de umas termas Romanas e inscrições. O que eu mais gostei foi ver as réplicas de ânforas onde se podia conservar vinho, água, azeite e também uma espécie de paté feita de peixe.               

Sandro Miguel, 7.ºD    

A apresentação foi muito interessante pois, contou com artefactos e até ruínas encontradas só neste século, mas que foram produzidas e construídas há mais de dois mil anos!

Foi-nos transmitido também que algumas formas de cultivo, ferramentas e até a extensa rede de estradas se mantêm até hoje.

No final da apresentação foram-nos mostradas algumas réplicas de artefactos romanos como mosaicos e jarros feitos em barro e foi-nos mostrado um vídeo acerca de uma descoberta recente junto à aldeia de Castelo Novo: uma ruína muito grande, de umas termas romanas. Com esta apresentação podemos perceber que os Romanos deixaram no Fundão a sua Marca…

Pedro Almeida, 7º B

Falaram-nos da Romanização e dos vestígios que dela ficaram, como em Castelo-Novo.  Trouxeram-nos vários exemplos que encontraram ou réplicas, como moedas, uma réplica de um marco miliar, peças de ânforas e até uma mini ânfora. Falaram-nos que podíamos ajudar a escavar e descobrir vestígios através do voluntariado, que é uma proposta que achamos bastante interessante.

Também podem ajudar a escavar e descobrir, se tiverem curiosidade é só se dirigirem ao Museu Arqueológico do Fundão e inscreverem-se para ser voluntários.

Turma 7B»

                                                                                                         [Ana Brioso]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vicente São Pedro no Leituras (Com)Vida

Vicente São Pedro , da turma ST2A (da docente Ema Brito), presenteou-nos com a leitura de uma passagem do livro O Coala Que Foi Capaz , de ...