quarta-feira, 25 de março de 2015

25 de março de 1957


 Tratado de Roma

No dia 25 de Março de 1957 foi assinado  o Tratado de Roma, que instituía a Comunidade Económica Europeia
Hoje comemoramos mais um aniversário do nascimento da CEE. França, Itália, Alemanha Federal, Bélgica, Holanda e Luxemburgo foram os proponentes, acordando estabelecer um mercado comum entre eles: impostos alfandegários externos iguais, política agrícola e circulação de pessoas e mercadorias iguais, e o apoio à criação de instituições e organismos comuns que promovessem o desenvolvimento da economia desses países. Entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 1958.

Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia em 12 de julho de 1986, sendo um dos colaboradores dessa iniciativa, a par de Ernâni Lopes, o então primeiro-ministro, Mário Soares, o assinante desse Tratado de Adesão.

Em 1992 é criada a União Europeia pela assinatura do tratado de Maastricht, entrando em vigor no dia 1 de janeiro de 1993.
Hoje a União Europeia é uma realidade incontestada, incorporando competências em todas as áreas da vida organizada em sociedade: económicas, fiscais, financeiras, educativas, culturais, laborais, políticas, sociais. 

Projeto Erasmus é um protocolo da União Europeia que fomenta o intercâmbio de professores e alunos dentro do seu espaço extrancional, pelo pré-estabelecimento de níveis de escolaridade iguais, abrangendo os níveis de ensino além do básico.

Hoje a União Europeia incorpora 27 países. Desses, apenas 16 países integram a Zona Euro, isto é, países que adotaram o euro como moeda nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...