quarta-feira, 9 de outubro de 2024

O Poder das Palavras

No âmbito do projeto “Sou como sou” e da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, os alunos das turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºD e 9ºB fizeram uma reflexão a partir da leitura do texto de opinião que Sandra Duarte Tavares, professora do Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa), e consultora do Ciberdúvidas, publicou na edição em linha da revista Visão, em 17/01/2017.

Destacam-se os seguintes excertos: 

“As palavras têm um podertremendo. Repito com assertividade: as palavras têm um podertremendo. Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai moldando a nossa vida.”[…]

Sabiam que podem mudar o dia de alguém com uma calorosa saudação? «Bom dia, como está?» 

Experimentem, sempre que comunicam, escolher palavras com carga afetiva positiva! Por exemplo, se substituírem a palavra problema por situação, o problema parece tornar-se mais pequeno, não parece? Ou então acrescentar adjetivos robustos quando agradecem a alguém: «Obrigada pela sua preciosa, valiosa ajuda».

Se queremos relações pessoais e profissionais mais saudáveis e felizes, usemos e abusemos das palavras positivas na nossa vida. E não nos cansemos de elogiar. Palavras de louvor e honra trazem felicidade não só a quem as recebe mas também, e sobretudo, a quem as oferece.”

Vale a pena praticar!

Os alunos também elaboraram um painel com mensagens positivas que poderão oferecer no dia 10 de outubro.

      





Sem comentários:

Enviar um comentário

O Poder das Palavras

No âmbito do projeto “Sou como sou” e da comemoração do  Dia Mundial da Saúde Mental , os alunos das turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºD e 9ºB fizeram uma...