segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação 2024 na Biblioteca Escolar da EB1 de Valverde

Aqui está a primeira notícia do ano da "nossa mais nova", a Biblioteca Escolar da EB1 de Valverde. A professora Ana Baptista, dinamizou uma atividade no Dia Mundial da Alimentação e fez-nos chegar algumas imagens. Os alunos indicaram-nos o temas e os objetivos deste dia, para além de nos brindarem com umas quadras extraordinárias sobre a alimentação. Partilhamos, em seguida, o texto que nos enviou a professora Ana.



As atividades na Biblioteca Escolar de Valverde tiveram início no passado dia oito de outubro. 
Durante este ano letivo, pretende dar-se continuidade ao trabalho realizado no ano anterior e alcançar diversos objetivos, entre os quais se destacam, pela sua abrangência e importância, a sensibilização das crianças para a construção de um projeto pessoal de leitor e o incentivo do gosto pela leitura como instrumento de trabalho, de ocupação de tempos livres, contribuindo para o desenvolvimento cultural dos utilizadores.
Foi feita a receção aos alunos com uma explicação sobre os diversos espaços da biblioteca e sobre as regras a respeitar naquele local. Seguidamente, foi distribuído um folheto com informações sobre a importância da leitura na vida das crianças para ser entregue aos pais. Para finalizar, os alunos requisitaram livros para leitura domiciliária.
No dia catorze de outubro realizou-se a primeira sessão com a turma VAL3 e, como estamos perto da data, o tema foi “Dia Mundial da Alimentação”. Para iniciar houve um diálogo com os alunos sobre o significado do dia e das reflexões que ele nos proporciona. Depois, através de uma ”Chuva de Ideias” foram registadas, no quadro, palavras relacionadas com alimentação. Essas palavras e outras deram origem a um poema com quatro quadras que a seguir se transcreve:

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Para termos saúde e força
Temos de saber comer
Na Roda dos Alimentos
Nós vamos aprender.

Para ser equilibrada
De cada grupo vou escolher
Um ou mais alimentos
E da água não me vou esquecer.

Peras, uvas e framboesas
Morangos mirtilos e maçãs
Laranjas, amoras e tomates
Figos, melancias e romãs
Fazem falta gorduras
Frutas e vegetais
Leite, queijo e iogurte
Carne, peixe e cereais.

Para finalizar o poema foi lido em voz alta e depois foi feita uma gravação do mesmo e outra sobre os objetivos do Dia Mundial da Alimentação.
Foi uma manhã produtiva e certamente irá marcar o percurso de formação de leitores atentos, curiosos capazes de refletir e opinar.

[Prof. Ana Cristina Pacheco]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...