sábado, 18 de novembro de 2023

Frescos na cidade universitária de Coimbra, aqui na nossa Biblioteca!

 Decorreu no passado dia 16, aqui na Biblioteca, a palestra «Os frescos na cidade universitária de Coimbra como reflexo da ideologia estado-novista». A palestrante, convidada pela Professora Ana Brioso, elemento da equipa desta Biblioteca, foi a Dr.ª Diana Salvado, mestranda em História de Arte e membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.

A palestra foi do inteiro agrado dos alunos de 11.º ano, graças à jovialidade e brilhante capacidade de comunicação da Dr.ª Diana Salvado, que demonstraram grande interesse ao longo da sessão e uma postura irrepreensível, movidos pelo excelente trabalho de investigação apresentado. Trata-se de um estudo sobre cinco pinturas a fresco que revestem os átrios do Departamento de Matemática, da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, obra do Regime do Estado Novo, pensadas e concebidas para exprimir os seus próprios valores, instrumentalizando a arte como um meio de exposição e imposição ideológica.

Para a Professora Ana Brioso, foi possível fazer uma reflexão sobre os valores da liberdade de criação artística, proporcionados pela revolução do 25 de abril de 1974, em oposição aos veiculados pelo regime do Estado Novo. Revelou-se ainda muito interessante reunir alunos de diversos percursos escolares (profissional (DCG) e regular (LH e AV) em torno de uma temática comum.

Obrigado, Dr.ª Diana! Contaremos sempre consigo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Quando as aulas de História acontecem nos monumentos...

Neste ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi comemorado com a deslocação de algumas aulas de História para a aldeia de Alcaide...