Como já é habitual nesta altura do ano, os professores de Espanhol costumam celeberar uma importante tradição mexicana: o Día de Muertos. Aqui ficam algumas fotografias que nos foram enviadas e um breve texto explicativo. Muchísimas gracias, profesores de Español por compartirlo con nosotros.
Os professores de Espanhol do AEF, o núcleo de estágio e os alunos de espanhol prepararam uma exposição dedicada ao “Día de Muertos”, importante celebração mexicana, de origem indígena, que recorda os mortos e, ao mesmo tempo, celebra a vida. Esta tradição foi distinguida pela Unesco como Património Cultural I(n)material da Humanidade em 2008. Esta exposição consta um “altar de muertos”, com trabalhos de alunos: as típicas "calaveras" coloridas, muitas “mascarillas” e uma representação da figura icónica da lenda popular “la Catrina”. Até ao dia 2 de novembro poderão igualmente ver neste “altar de muertos”, decorado com flores y “calaveras”: “calaveritas de azúcar”, “pan de muerto” e "papel picado", entre outros objetos simbólicos (sal, velas, fruta e (os) retratos de entes queridos homenageados). Estão também expostos cartazes informativos sobre os usos e costumes no México e em Espanha. Esta celebração do "Día de Muertos" tem sido retratada no cinema, em filmes de animação como Coco (da Pixar-Disney), El libro de la vida (de Guillermo del Toro) e Día de Muertos (de Carlos Gutiérrez).
O grupo de espanhol agradece a todos os que participaram e contribuíram para a exposições e para o concurso de máscaras Catrina(r)te.
[Texto enviado pela professora Ana Baptista]
Sem comentários:
Enviar um comentário