segunda-feira, 22 de maio de 2023

Alunos do AEF participam em homenagem a José Alves Monteiro

 Em boa hora a Câmara Municipal do Fundão se lembrou de homenagear o Dr. José Alves Monteiro, fundador e patrono do Museu Arqueológico Municipal, através de uma receção aos seus descendentes que visitaram a cidade. O Museu Arqueológico Municipal, que tanto nos ajuda a conhecer melhor o que somos hoje, tem tido uma importância vital na formação dos nossos estudantes através das atividades que realiza com o AEF, incluindo a forte ligação que tem vindo a estreitar connosco, Biblioteca do Agrupamento de Escolas do Fundão. Os alunos do 10.º LH2, desafiados pela professora Ana Brioso, que nos enviou o texto que publicamos em seguida, quiseram associar-se a essa receção, através da declamação de poemas de José Alves Monteiro (que podem ser lidos aqui), de que damos conta através do filme da autoria do nosso aluno Dinis Pereira.

 

 
No âmbito das comemorações dos 75 anos da fundação do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, o Município recebeu, no dia 20 de maio, a visita dos descendentes do fundador deste Museu.
Esta visita pretendeu destacar a importância do legado deixado pelo Dr. José Alves Monteiro, percorrendo na manhã deste sábado alguns dos mais importantes espaços para a memória deste importante vulto da história do Fundão, como a casa de infância da família e, claro, o Museu Arqueológico Municipal.
Como vem sendo hábito, o Agrupamento de Escolas do Fundão integrou esta atividade célebre do Museu, desta vez elaborando um vídeo com a declamação de alguns dos poemas da autoria do Dr. José Alves Monteiro, feito pelos alunos de 10º ano de Línguas e Humanidades (LH2) e com um breve depoimento da professora Ana Brioso, destacando a já habitual colaboração dos nossos alunos de História nas atividades do Museu, e do seu notável impacto na sua aprendizagem. A colaboração dos nossos alunos mereceu o aplauso e reconhecimento de todos os participantes no evento.
[Texto da Prof.ª Ana Brioso]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...