... Como os alunos mais velhos despertam nos mais novos curiosidade pela ciência…
Na passada terça-feira, dia 28 de março, a turma 10°CT2 visitou os alunos de 4º ano da escola de 1ª Ciclo Santa Teresinha, no Fundão.
Esta visita teve como objetivo despertar nos mais novos o interesse pela ciência.
Foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com as disciplinas de Biologia e Geologia e de Física e Química, com as quais se pretendeu dar uma ideia de alguns fenómenos relacionados com a evolução da vida na Terra, explicada num vídeo previamente apresentado.
Foram feitas observações ao microscópio ótico composto e observados e criados vários fósseis.
A avaliação das aprendizagens foi realizada jogando o jogo "Resposta Luminosa” e a avaliação global foi feita através da atividade “Mensagem Secreta”. Todas as experiências foram preparadas nas aulas de Biologia e Geologia e de Física e Química A.
A observação ao microscópio composto consistiu na observação de águas repletas de microrganismos para mostrar que nem todos os seres vivos que vivem na Terra são visíveis a olho nu.
A observação e criação de fósseis foi uma estação onde se analisaram ao pormenor fosseis de trilobites e amonites, entre outros, mas também houve a possibilidade de fazerem os seus próprios fósseis, apenas com moldes de plasticina e gesso.
A "Resposta Luminosa " é um jogo de resposta de escolha múltipla, mas à base de um circuito elétrico que, quando se acerta na resposta, a lâmpada do circuito acende.
Por fim, existiu também uma estação onde os alunos puderam criar um cenário para os seus fósseis. Neste caso, pretendia-se representar um fundo marinho. Ainda se propôs que escrevessem uma "Mensagem Secreta", usando fenolftaleína (incolor), sendo, posteriormente, reveladas a todos com hidróxido de sódio, que as tornou carmim.
Dado o entusiasmo manifestado por todos e o conteúdo das mensagens, podemos concluir que os alunos, do 1º ciclo e da secundária, gostaram imenso e acharam muito interessante este momento de partilha de conhecimentos.
[Texto da aluna Maria Ferreira, 10º CT2]
Sem comentários:
Enviar um comentário