segunda-feira, 31 de maio de 2021

Olimpíadas da Língua Portuguesa - resultados

Como certamente se lembrarão, a Escola participou, pela primeira vez, nas Olimpíadas da Língua Portuguesa. A propósito da recente saída dos resultados publicamos um texto que nos chegou da Coordenadora do Departamento de Línguas, Maria de Jesus Lopes. A Biblioteca congratula-se, também, com os resultados obtidos pelos alunos.


«As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), tendo em vista incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Pela primeira vez, a nossa escola participou neste concurso, a nível nacional, e  não posso deixar de manifestar a minha satisfação, enquanto Coordenadora do Departamento de línguas, pelo envolvimento dos docentes e dos alunos nestas olimpíadas, que têm como objetivos:


a) Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica de toda a comunidade educativa, face ao uso do Português padrão;
b) Aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português Europeu;
c) Promover a educação linguística e literária no ensino básico e no ensino secundário; 
d) Fomentar a conservação de um património cultural veiculado através da língua; 
e) Valorizar o espírito de rigor e de excelência.

Participaram  26 alunos do ensino secundário que demonstraram  conhecer e usar bem a Língua Portuguesa.

De acordo com o regulamento do concurso, só passam,  à fase seguinte, os alunos  que obtiverem no mínimo 180 em 200 pontos. Assim, apresentamos os  alunos apurados para a 2ª Fase , que terá lugar em Coimbra, dia 16 de junho e que vão representar o nosso Agrupamento:

Mafalda Faria Adão (11º CSE LH) - 192 pontos
Inês Morgado Mendonça  (12º CSE)   - 184 pontos
Matilde Marcelino ( 11º CT1)   - 184 pontos
Eduardo Afonso Henriques Pizarro ( 11º LH)   - 184 pontos

A todos os alunos, parabéns pela participação!»

A Coordenadora do Departamento de Línguas
Maria de Jesus Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...