sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Visita da escritora Pat R


A jovem escritora Pat R esteve na biblioteca, onde apresentou a sua obra, em particular o seu último livro, Os homens nunca saberão nada disto, de uma forma que cativou totalmente os alunos, do princípio ao fim.
As sessões destinaram-se a alunos do secundário e Pat, falando da sua mais recente obra, explicou que a história tem início na primavera de 1969, na Califórnia, ano em que Ian e Jeannette dormem juntos. Dezoito dos possíveis filhos deste encontro vão narrar a história, através de vários anos, nomeadamente através do futuro: um dos capítulos é narrado em 2035 e outro em 2069.
A música é um elemento muito importante e atravessa toda a história, havendo mesmo notas musicais de margem, em que se aconselha a leitura de determinadas passagens ouvindo uma certa música.
Trata-se de um romance dotado de grande simbolismo, em que as ilustrações, a par da música, são muito relevantes, tendo a autora trabalhado com 23 ilustradores portugueses e estrangeiros. Ao longo das sessões, e uma vez que, entre os alunos se contavam alunos dos cursos de artes, Pat explicou as opções gráficas e algumas das ilustrações, tendo salientado, a certa altura, a ilustradora portuguesa Sara Feio.
Questionada por um aluno relativamente ao título e à sua possível interpretação, esclareceu que foi inspirado num livro escrito à mão pelo seu pai que, contendo mensagens muito subjectivas, apenas era compreendido por ele próprio. Também na obra da autora, como na vida, muitas coisas não são compreendidas pelos homens, daí o título do livro, onde “homens” se refere à humanidade.

Por fim, resta-nos referir que a obra se divide em três partes: o livro, propriamente dito, um cd com as músicas nela referidas e um livro contendo as ilustrações, o Livro de Extras, que, embora se conjuguem, podem ser consultados e comprados separadamente.






Sem comentários:

Enviar um comentário

4.º Concurso de Leitura para Pais: atribuição de prémios e certificados aos vencedores

Na passada sexta-feira, teve lugar a entrega de prémios e certificados às mães concorrentes à 4.ª edição do Concurso de Leitura para Pais. O...