quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Leiria Não Existe: Biblioteca Escolar Promove a Expressão em parceria com a Companhia Camisola Preta

No passado dia 20 de novembro, realizou-se o workshop "Corpo e Movimento", uma iniciativa que envolveu 29 alunas do Grupo de Dança, sob a orientação de Thaís de Melo, coreógrafa da Companhia Camisola Preta.

Este workshop integra o projeto “Leiria não Existe”, inspirado na obra surrealista de Mário-Henrique Leiria, propondo uma abordagem interdisciplinar entre dança e poesia. A proposta era clara: proporcionar a criação um espaço de aprendizagem onde a liberdade criativa e o trabalho colaborativo fossem a tónica principal.

Explorando o surrealismo através do movimento

Os exercícios desenvolvidos centraram-se em competências como a atenção, perceção e concentração, desafiando as participantes a explorar a expressão corporal enquanto meio de comunicação e descoberta. Sob a orientação de Thaís de Melo, as alunas experimentaram os processos criativos utilizados na conceção dos espetáculos da Companhia Camisola Preta, envolvendo-se no universo único do escritor surrealista Mário-Henrique Leiria.

A professora de Educação Física, Cristina Cruz, acompanhou de perto a atividade, juntamente com o Núcleo de Estágio de Educação Física, reforçando a ligação pedagógica entre a expressão artística, o currículo escolar e também a formação de professores.

Uma parceria que fomenta a arte na Escola

Esta iniciativa resultou de uma frutífera parceria entre a Biblioteca Escolar do AEF e a Companhia Camisola Preta, na sequência de uma candidatura desta última à Direção-Geral das Artes. A Biblioteca Escolar estabeleceu uma parceria com este projeto, promovido pelo nosso ex-aluno, João Figueira, trazendo à comunidade escolar uma atividade que alia arte, cultura e educação, sublinhando o seu papel, enquanto Biblioteca Escolar, como espaço de descoberta e de inovação.

O impacto positivo desta atividade já se faz sentir, e o projeto não termina aqui. Está previsto um novo workshop, desta vez dirigido a uma turma de alunos, no âmbito da disciplina de Educação Física, para continuar a explorar a criatividade através do movimento. No segundo período, decorrerão outras atividades da iniciativa "Leiria Não Existe, no âmbito das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa.

Ao promover parcerias como esta, a Biblioteca Escolar reafirma o seu compromisso em enriquecer a formação dos nossos alunos, aproximando-os da arte e da cultura contemporânea, enquanto estimula a sua capacidade criativa e colaborativa. 

Que esta seja apenas mais uma de muitas oportunidades para construir pontes entre a educação, a arte e a leitura!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vicente São Pedro no Leituras (Com)Vida

Vicente São Pedro , da turma ST2A (da docente Ema Brito), presenteou-nos com a leitura de uma passagem do livro O Coala Que Foi Capaz , de ...