quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Leituras ComVida - "Um poema no bolso", Mafalda Lemos

É com muito prazer que trazemos um poema da autoria da docente Mafalda Lemos, lido pela própria. Uma resposta ao nosso desafio para o Leituras ComVida, que muito agradecemos!

Os novos "matemáticos do mês" já foram nomeados

Decorreu hoje, no Gabinete da Biblioteca, a entrega dos prémios do Problema do Mês, desafio mensal promovido pela Biblioteca Escolar, no âmbito da disciplina de Matemática do 2º ciclo.

Os prémios foram entregues pelo Diretor do Agrupamento, Estêvão Lopes e pelo elemento da equipa da Biblioteca, Alberto Nogueira.

Recordamos que os vencedores, agora nomeados “matemáticos do mês”, são o José Pais, do 6A (1º lugar), o Eduardo Monteiro do 6D (2º lugar) e a Matilde Marques, também do 6D (3º lugar). Estes alunos receberam um prémio pela sua prestação e, para além disso, tal como a todos os participantes, foi-lhes atribuído um certificado de participação.

Parabéns a todos e preparem-se porque está aí a chegar o “problema do mês, relativo a fevereiro/março de 2022!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

O "bibliometro" de Madrid

Uma plataforma da estação de metro de Madrid - Nuevos Ministérios - acabou de se transformar numa grande biblioteca ao alcance de todos os passageiros. A partir de agora é possível descarregar milhares de audiolivros ou de podcasts (cerca de 90.000), a partir de um código QR que aparece em cada um dos títulos que forram a parede da estação. Este projeto, que agora chegou à estação de Nuevos Ministérios em formato digital, é conhecido como o "Bibliometro", já existe há 16 anos e resulta de uma parceria entre o Metro de Madrid e a empresa de audiolivros Audible, da Amazon.

Esta será certamente uma estação de metro a visitar numa das próximas visitas de estudo a Madrid que são habitualmente organizadas pelo nosso Agrupamento. 

¡Hasta pronto, Madrid!

(c) Foto: Telemadrid TV

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Sessão do "Pordata"

Decorreu hoje, pelas 11h10, uma sessão de formação do Pordata (Projeto Pordata da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Rede de Bibliotecas Escolares) para as turmas TAS21 (docente Alda Fidalgo), 10LH (docente Isabel Ferreira) e 11CSELH (docente Luísa Brojo), dinamizada por Mariana Pimenta da Fundação Francisco Manuel dos Santos.


Nesta sessão, entre muitos conceitos, foi abordado, de forma muito interessante e prática, o modo como realizar um bom processo de pesquisa no Pordata, os passos a seguir, subtemas e indicadores, a forma como se podem comparar indicadores. Por sua vez, em cada indicador, é colocada uma questão, surgem os dados do último ano e do primeiro ano em que foi recolhida a informação, apresentando também o gráfico e a tabela-resumo. É possível observar o âmbito geográfico da recolha de informação, quem recolheu os dados, o conceito pesquisado, a forma como os valores estão organizados...É ainda possível fazer uma seleção de dados, colocando as datas pretendidas. Em seguida, foram analisados os dados do Município.

Uma ação muito pertinente, uma plataforma que pode constituir uma mais-valia na pesquisa de estatística, gráficos e indicadores em termos de Municípios, do país e da Europa.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

O dia de São Valentim não é apenas no dia 14 de fevereiro...

É verdade que fomos inundados com pedidos de publicação de textos, desenhos e imagens para publicar no dia de São Valentim, para além do corrupio de trocas de mensagens que aconteceu, durante todo o dia, na escola e nos telemóveis.

Mas a verdade é que o amor e a amizade não se esgotam apenas em 24 horas e devem ser comemorados todos os dias, especialmente na relação que mantemos com os outros. Por isso, deixamos o magnífico trabalho da Beatriz Fradique, do 8º A, para publicar no dia de hoje.

A Beatriz, para celebrar este dia, conseguiu juntar a escrita, a leitura em voz alta e o desenho, num belíssimo texto, num registo áudio e num desenho que ilustra o texto escrito.

Que mais se pode desejar numa Biblioteca quando se têm alunos como a Beatriz? Leiam-na e ouçam-na aqui!👇

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Vencedores do Problema do Mês de Janeiro

E já temos os resultados do Problema do Mês de janeiro. Parabéns a tod@s @s que participaram, em especial aos vencedores! Continuem tod@s a participar! 

1.º lugar: José Pais, do 6A

2.º lugar: Eduardo Monteiro, do 6D

3.º lugar: Matilde Marques, do 6D


Participaram também @s alun@s:

- Dinis Fonseca, 5A

- Lara Costa, 6D

- Gustavo Simões, 6D

- Santiago Santos, 5C

- Inês Moreira, 5A

- Vítor Cordeiro, 6D

- Leonor Oliveira, 5A

Penso e escrevo - "Poço sem fundo", de Alice Santareno

Hoje trazemos um poema que a Alice Santareno, do 7ºA, nos enviou. E que bem escrito! Parabéns Alice e continua a escrever. Queremos conhecer e dar a conhecer mais textos teus!

Poço sem Fundo


Consigo imaginar,
É um poço sem fundo,
Tudo o que está lá dentro,
É uma coisa de outro mundo.

A imaginação está sempre aberta,
Algo entra na minha mente,
São ideias que tiro daquele poço,
Pois consigo entrar e sair livremente.

Observo paisagens lindas,
Personagens encantadoras,
Reis e rainhas,
E aventuras tentadoras.

É uma folha de papel,
A girar e a dançar,
Conta-me histórias extraordinárias,
Figuras a preto e branco para pintar.

É o mundo da imaginação,
A chamar e a falar,
Gosto de apreciar a vida,
Pois esta é uma página a cores,
Com muitas aventuras a sussurrar.

Alice Santareno 7A

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Dar Voz à Poesia de Saramago, por Margarida Águas

No âmbito da celebração do Centenário de José Saramago, somos convidados a ouvir o poema "Ainda Agora é Manhã", de Os Poemas Possíveis, de José Saramago. Uma leitura feita por Margarida Águas do 12CTCSE, que aceitou também este desafio lançado pela docente Cesaltina Neves.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

O Dia de São Valentim

Não podíamos deixar de passar o dia de hoje sem publicar qualquer coisa sobre o amor. De todos os trabalhos que os nossos colaboradores nos enviaram, escolhemos o magnífico desenho elaborado pelo Rodrigo Nobre do 8F que ilustra o poema de Camões "Amor é Fogo que Arde sem se Ver" que, depois, é dito pela Marta Lopes do 8A. Para além disso, como o Francês é tido como a língua do amor, recebemos inúmeros trabalhos dos estudantes de Francês que podem ser vistos numa pasta no espaço "Francofonia" do nosso sítio, aqui. Parabéns a todos e obrigado pelos trabalhos enviados.


domingo, 13 de fevereiro de 2022

Os craques da Internet Bué Segura

A semana de 7 a 11 de fevereiro foi dedicada à iniciativa Internet Mais Segura. A Biblioteca foi convidada pelo grupo de Informática a integrar um conjunto de atividades que visam promover uma Internet mais segura e propôs uma atividade aos alunos do e 3º ciclo: a visualização de um clip do Phineas e do Ferb e a resposta a um quiz sobre Segurança na Internet. Os quizzes eram diferentes relativamente aos ciclos de ensino. Os alunos foram desafiados a partilhar a pontuação obtida connosco que a publicaríamos aqui. Depois das respostas recebidas, aqui estão os craques da Internet segura deste ano:

2º Ciclo: (3 alunos em primeiro lugar, ex-aequo)
Dinis Fonseca (5A), Henrique Pedro (5A) e José Leal (5B) - ambos com 100/100 pontos.

3º Ciclo: (2 alunos em primeiro lugar, ex-aequo)
Camila Afonso (8D) e Rodrigo Antunes (8A) – ambos com 91/100 pontos.

Parabéns, craques!

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Minuto Azul 4 - Refugiados - Ler+Mar

Divulgamos mais um podcast "Minuto Azul", do projeto Ler+Mar, orientado pela docente Maria José Pires. O tema desta edição é "Refugiados". Também se partilha um mini-artigo a propósito  da cimeira sobre a proteção do oceano, que terminou ontem. Agradecemos às professoras e alun@s do 11ºCT2 e CTLH o excelente trabalho realizado.

                                                                                                                             [Logotipo de Olga Morais]

O Mar que temos, o Mar que queremos

Cimeira sobre a proteção dos oceanos
 

O oceano, que ocupa 70% da superfície da Terra, é um regulador dos principais equilíbrios ambientais, um fornecedor de recursos, um importante facilitador do comércio, uma ligação essencial entre países e comunidades humanas, alimenta muitas pessoas e é lar de muitas espécies. No entanto, está seriamente ameaçado por numerosas pressões, como os efeitos das alterações climáticas, a poluição ou a sobre-exploração dos seus recursos.

Com o avanço da ciência, está mais que provado que é preciso proteger o oceano no seu todo, pois fornece metade do oxigénio que respiramos e limita o aquecimento global do planeta ao absorver uma parte importante do CO2 emitido pela atividade humana. 

Com o objetivo de alertar e mobilizar a comunidade internacional a tomar medidas concretas para mitigar as pressões sobre o oceano, e assim contribuir para a manutenção de um oceano saudável e sustentável, o Presidente da República francesa, Emmanuel Macron, organizou uma cimeira que reuniu cientistas, organizações não governamentais, políticos e empresários, dedicada ao oceano - "One Ocean Summit", que teve lugar em Brest - França, nos passados dias 9, 10 e 11 de fevereiro. Aconteceu no âmbito da Presidência francesa do Conselho da União Europeia e teve o apoio das Nações Unidas.

Esta cimeira foi uma oportunidade para iniciar o segundo ano da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável com os primeiros grandes compromissos internacionais para proteger o oceano e reverter a sua saúde em declínio, expressos na Declaração de Brest, assinada pelos governantes da área marítima de França, Itália, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido, presentes nesta cimeira.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que também marcou presença na cimeira, no seu discurso, alertou:

"Não devemos esquecer o longo prazo quando há crises e problemas conjunturais. Se não, vamos de conjuntura em conjuntura, esquecendo a estrutura. Não podemos fazê-lo com os oceanos".

Também convocou todos para a batalha que teremos de vencer se quisermos usufruir de mares e oceanos saudáveis quando salientou:

“Os oceanos pertencem a todos e todos têm de perceber a importância dos oceanos

Fontes:

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=declaracao-de-brest-destacada-pelo-ministro-do-mar-na-cimeira-one-ocean  (11/02/22)

https://www.rtp.pt/noticias/politica/marcelo-pede-que-nao-se-esqueca-os-oceanos-por-causa-de-crises-conjunturais_n1383874  (11/02/22)

https://oneoceansummit.fr/en/  (11/02/22)

https://pt.euronews.com/2022/02/09/baterias-amigas-do-ambiente (11/02/22)


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

27 de janeiro: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

"No dia 27 de janeiro, foi realizada uma visita de estudo a Vilar Formoso e Belmonte, no âmbito das disciplinas de História A e Psicologia B. É preciso lembrar o Holocausto e assinalar os 80 anos sobre os salvamentos de Aristides de Sousa Mendes, de milhares de homens, mulheres e crianças, muitos deles judeus. Lembrar a História para não repetir."                                                                                                                      [Ana Brioso, docente da equipa da biblioteca]

 Vale a pena ler esta reflexão de uma aluna nossa.

"Esta visita permitiu-me saber mais sobre um tema que me desperta bastante interesse, o caso do Holocausto e, todas as vezes que descubro algo, choco-me ainda mais por ver o quão o ser humano pode ser aterrorizante e maldoso.

Tenho uma grande admiração por aqueles que ajudaram estas pessoas, e saber que perto da minha zona existiram atos de amor e solidariedade para com estes inocentes marca-me bastante no sentido positivo, e é um grande motivo de orgulho que eu ainda desconhecia. Fiquei a saber muito mais sobre a situação dos refugiados da época da II guerra mundial, mesmo sendo diferente dos de hoje, abriu-me os olhos e o interesse por estas pessoas e para as ajudar o quanto possa, de forma a evitarnovos atropelos aos seus direitos.

O caráter informativo e consciencializador desta atividade é algo que deve ser cada vez mais propagado, para evitar a formação de mentalidades “ignorantes” e manipuláveis, pois a informação é a maior arma que podemos ter, e a falta dela não nos permite defender “os nossos e os outros” do mal que querem instruir.

Para além disso, esta atividade despertou em mim algo diferente, como a necessidade de agir em prol do bem na nossa sociedade e proteger os que estão mais suscetíveis a ser alvos do ódio. É importante relembrar e não esquecer… para que não volte a acontecer.

A data escolhida não podia ter sido a melhor, visto que se celebrava nesse exato dia o Dia Internacional das vítimas o Holocausto. Desejo que esta data seja sempre comemorada respeitosamente e difundida por anos, com acesso à informação que advém deste acontecimento para que jamais se repita futuramente. Espero que mais pessoas tenham

acesso ao verdadeiro significado deste dia e que se informem cada vez mais sobre este acontecimento, de forma a saber detetar sinais de ódio e racismo nos discursos que se ouvem por aí, para que não caiam de novo em falsas promessas e não usem alguma “raça” como “bode expiatório” da raiva e ódio que provém da ignorância e maldade.

Esta data é marcada por um sentimento de perda muito grande, e deverá ser eternizada para ser relembrada ao longo da história. O assunto deve ser tratado com o horror que aconteceu, para que seja visível a todos o massacre e o ódio que resultaram no genocídio do povo judeu, visando abrir os olhos de todos à crueldade destes atos para que jamais sejam repetidos em hipótese alguma."

                                                                                                                  [Margarida Fernandes do 12LH]



Primeira sessão do CLE Eu Leio, Eu Sinto! - ST3B

Decorreu ontem a primeira sessão do Clube de Leitura "Eu leio, eu sinto!" da turma ST3B, da docente Ema Brito. Começamos por falar de livros, dos temas preferidos e dos livros que gostaram mais de ler. 

Em seguida, os professores bibliotecários leram um livro que alerta para questões de cidadania, nomeadamente a multiculturalidade - Os Ovos Misteriosos, Luísa Ducla Soares.

A sessão terminou com a leitura parcial de um conto de Alice Vieira "O melhor presente", do Livro com Cheiro a Chocolate. Foi lançado aos alunos o desafio de escreverem a continuação da história a partir do momento em que paramos a leitura. Estamos ansiosos por ler os finais criativos!


Sessões sobre como elaborar um trabalho, nas turmas APS21 e GPI21

Desta vez, os professores bibliotecários foram às turmas APS21 e GPI21 apresentar uma sessão que prepararam sobre como elaborar um trabalho seguindo o método Big6, como pesquisar, selecionar e tratar a informação, como saber se um sítio em linha é fidedigno, como estruturar um trabalho escrito, como pesquisar imagens e inserir citações, respeitando os direitos autorais e como redigir uma bibliografia e webgrafia.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Leituras ComVida - Joana Estrela lê Florbela Espanca

Desafiada pela professora Cesaltina Neves, a Associação de Estudantes decidiu contribuir para o enriquecemento do nosso Leituras ComVida, com a leitura do poema "De alma perdida", de Florbela Espanca. E que bem que a Joana Estrela do 12CTCSE lê! Não deixes de ouvir!

Dar Voz à Poesia de Saramago por Marta Brioso do 12CTCSE

No âmbito da celebração do Centenário de José Saramago, convidamos-te a ouvir o poema "Há de haver", de Os Poemas Possíveis, de José Saramago. Uma leitura feita por Marta Brioso do 12CTCSE, que aceitou também este desafio lançado pela docente Cesaltina Neves.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Livros novos na biblioteca da Escola E.B.1 de Valverde

Finalmente, chegaram à biblioteca de Valverde os livros novos que compramos. De certeza que não vão resistir! São lindos!

Olá alunos do 5º e 6º ano! Está aqui uma atividade para a Semana com a Internet Bué Segura 2022

Esta semana é dedicada à iniciativa Internet Mais Segura. Propomos-te uma atividade. Vês 1 minuto e 16 segundos de um clip do Phineas e do Ferb e respondes a um quiz sobre Segurança na Internet aqui em baixo. Vês a pontuação que obtiveste no quiz e envias-nos um "print" com o resultado que obtiveste, o teu nome e a tua turma aqui para o e-mail da Biblioteca. No próximo fim de semana publicaremos no blogue o nome de todos os que se destacaram nas respostas ao quiz. Vê lá se te podemos considerar um "craque" da internet segura. Aguardamos a tua participação!
   
 E agora responde ao quiz:

Semana Internet Bué Segura 2022 - 7º,8º e 9º ano

Sabias que durante esta semana vai ter lugar a iniciativa "Internet Mais Segura 2022"?
Fazes ideia de como usar a Internet de um modo mais seguro cada vez que te ligas?
E lembras-te de quando eras miúdo curtires ver as Aventuras do Phineas e do Ferb? Vê aí um clip do Phineas e prova-nos que tens noção do que estás a fazer sempre que usas a Internet, respondendo ao quiz que aqui colocamos. Envia-nos o resultado por e-mail, o teu nome e a tua turma e, no próximo fim de semana, colocaremos aqui os verdadeiros peritos da navegação segura.
 

Phineas e Pherb, em verdadeiro "serviço público":

 

Responde ao quiz:

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Sessão sobre Suporte Básico de Vida

"Salvar vidas pode estar nas nossas mãos! Aprender Suporte Básico de Vida (SBV) é um direito e um dever cívico. 

Ciente desta necessidade, o Ministério da Educação destacou a importância da cadeia de sobrevivência no aumento da taxa de sobrevivência em situações paragem cardiovascular e a execução procedimentos de suporte básico de vida (adulto e pediátrico), seguindo os algoritmos do European Resuscitation Council nas AE da disciplina de CN do 9ºano.

Devido à pandemia, no ano letivo anterior, o treino de manobras de SBV não foi concretizado totalmente. para compensar essa lacuna, a equipa PES, com a UCCF  e os Bombeiros Voluntários do Fundão, têm estado a dinamizar sessões para todas as turmas do 10ºano sobre SBV."
                                                                                                                                     [Alda Fidalgo]


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Clube de Leitura "Ler com a BE é Divertido!"

Decorreu ontem mais uma sessão do Clube de Leitura da turma ST1. 

Começamos por voltar às palavras que os alunos têm aprendido e guardado no saquinho que deixamos na escola. E que bela coleção de palavras já tinham! Nem as conseguimos utilizar todas! Registamos algumas delas no quadro e, com essas palavras guardadas, os alunos foram dando sugestões com as quais elaboramos um texto. É uma turma cheia de ideias criativas!

Desta vez, os professores bibliotecários leram um livro que alerta para questões de cidadania, nomeadamente a multiculturalidade - Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares.

Terminamos todos a cantar uma música do Panda - "Vou Dar a Volta ao Mundo no Meu Jipe".

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Prosa, Poesia e Direitos Humanos – um exemplo de boas práticas de trabalho colaborativo

 Hoje, dia em que o calendário religioso comemora a Apresentação de Jesus no Templo pelos seus Pais, também conhecido como o Dia da Candelária que, em França, é particularmente celebrado como o dia de “La Chandeleur", aproveitamos para divulgar uma atividade que decorreu na Biblioteca, alguns dias antes do Natal, que envolveu o trabalho colaborativo entre alunos, professores e encarregados de educação.

O Natal foi o tema escolhido para uma sessão muito especial, no dia 14 de dezembro de 2021, das 14h05 às 16h, com a professora bibliotecária Fátima Fradique, encarregada de educação da aluna Beatriz Fradique do 8ºA, que aceitou o convite e desafio da diretora de turma e docente de Português da turma acima referida.

Partindo do conto Natal de Miguel Torga, analisado nas aulas, estabeleceu-se uma relação de intertextualidade com outra narrativa universal: Um conto de Natal, de Charles Dickens. Os alunos comentaram as lindíssimas gravuras de uma adaptação mais curta do conto inglês que a convidada, generosamente, ofereceu para uma possível exposição na BECRE. De seguida, responderam a um Kahoot sobre a narrativa. Comentaram ainda a ausência/presença de alguns direitos fundamentais nesta história, para o bem-estar de todos os seres humanos, após a leitura da Declaração dos Direitos Humanos. Por fim, elaboraram dois poemas seguindo o modelo de escrita criativa dos escritores surrealistas “cadavre exquis” e terminaram a sessão com a leitura de poemas cuja gravação seria publicada no blogue da BECRE.

A convidada ofereceu também marcadores com o poema História antiga de Miguel Torga.

A diretora de turma, Rosa Antunes, agradeceu a presença, a colaboração e a dedicação da Encarregada de Educação pelo desempenho dos alunos.

[Texto da Profª. Rosa Antunes]


"La Chandeleur" ou a Festa da Candelária

 No passado ano letivo, publicámos alguns textos escritos pelos alunos de Francês que nos davam conta de algumas tradições francesas, como podem recordar aqui. Uma dessas alunas, a Clarisse Lourenço, explicava que "La Chandeleur" tem origem na época dos romanos, quando realizavam as Lupercales em honra a Lupercus ou Pan, deus da fecundidade, utilizando tochas. Comemorava-se o final do inverno e a chegada da primavera e de dias mais quentes para a agricultura. (...) Em 472 foi o papa Gelásio I que “cristianizou” a celebração tornando-a símbolo da Apresentação de Jesus no Templo.
Pois bem, neste ano, a nossa colaboradora aqui do blogue, Luana Abelho, que também foi uma das vencedoras da fase escolar do Concurso Nacional de Leitura, resolveu produzir um áudio, em Francês, sobre "La Chandeleur", no qual, oralmente, nos conta tudo sobre esta tradição gaulesa.
Deixamos o áudio aos nossos leitores e, seguidamente, uma receita de crepes que, em França, se comem tradicionalmente no dia de "La Chandeleur". A receita foi apresentada pela aluna Margarida Pais já no passado ano letivo.
 Merci, chère Luana, de nous avoir rappelé cette date et merci à tous les étudiants de Français qui collaborent avec la Bibliothèque*.
 [*Obrigado, cara Luana por nos recordares esta data e obrigado a todos os alunos de Francês que colaboram com a Biblioteca.]
 
Fotografia dos deliciosos crepes do dia de "La Chandeleur"

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Clube de Leitura 10CT2

O Clube de Leitura do 10CT2 reuniu ontem para falar sobre as obras lidas no mês de janeiro.

Foram efetuadas duas leituras diferentes no CLE do 10ºCT2:

- a novela gráfica Balada para Sophie, de Filipe Melo e Juan Cavia - foi o livro escolhido pelo Rafael, que fez uma apreciação crítica sobre a sua leitura, salientando a mais valia das ilustrações e tecendo considerações sobre alguns momentos da narrativa.

- Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago - obra lida pelos restantes membros do CLE.

Relativamente a este último livro, solicitou-se aos alunos que tecessem a sua apreciação crítica - metade dos alunos gostou mais da parte inicial e considerou a última parte um pouco excessiva; outra parte dos alunos, gostou mais da última parte, por considerar que a parte inicial foi mais difícil pelo facto de não se sentirem familiarizados com o estilo saramaguiano. Aos poucos, este foi apreendido até ser entendido.

Foi partilhada uma informação dada por Saramago sobre a sua obra na apresentação pública da mesma:

Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é necessário termos coragem para o reconhecer.

Teceram-se considerações sobre o facto de as personagens não terem nomes e serem apresentadas como, por exemplo, "a mulher do médico", "o rapazinho estrábico"...

Falou-se sobre a história em si, os vários momentos, o caos em que o ser humano cai, quando o instinto se sobrepõe à dignidade...

Depois disto, foi lançado um desafio aos alunos: escolherem, às cegas, o próximo livro a ler no CLE. Para isso, foram embrulhados livros da biblioteca e, por fora, escritas pequenas frases e palavras que constituiam pistas sobre a obra, mas em momento algum era revelado o nome do livro e o seu autor. Foi muito interessante ver que os livros escolhidos corresponderam, de uma maneira gera,l aos gostos literários de cada um. No próximo CLE teremos muitos livros sobre os quais conversar!


Mensagens populares

Mensagem em destaque

E se tivéssemos de desligar as redes sociais para sermos felizes?

Após uma sessão de mindfulness , a frase mencionada no título da publicação foi o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do 8ºA, 8ºB,...