terça-feira, 26 de abril de 2016

Desastre de Chernobil -26 de abril de 1986

CHERNOBIL – ACIDENTE NUCLEAR
26 de abril de 1986
Chernobil, uma central produtora de energia nuclear, tornou-se conhecida a nível mundial em abril de 1986, pelas piores razões: uma explosão de vapor do reator 4 originou uma série de explosões químicas que lançaram para a atmosfera uma nuvem gigantesca de material altamente radioativo.
Chernobil situa-se na Ucrânia, a cerca de 130 kms da capital, Kiev. Em 1986 a Ucrânia estava federada à U.R.S.S. (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Esse acidente provocou a morte imediata de aproximadamente 30 trabalhadores que se encontravam na estação nuclear. Priyat,  a cidade onde viviam todos os trabalhadores de Chernobil e as suas famílias, (e fora edificada em 1970 para esse fim), teve de ser evacuada. Cerca de 45.000 pessoas tiveram apenas tempo para levar a roupa que tinham vestido naquela hora.
A nuvem propagou-se por toda a Europa. Foi cerca de 400 vezes mais potente que as bombas de Hiroxima e Nagasaki.
Houve casos de cancros da tiróide e outros e malformações em inúmeras pessoas, tanto na Ucrânia como noutros países europeus.












Bibliografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil;
                          www.educacao.globo.com.br
                          www.megacurioso.com.br
                          www.brasilescola.uol.com.br


Eduarda Andrade




Sem comentários:

Enviar um comentário

Revolução, Sophia de Mello Breyner Andresen

Revolução Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício Como a voz do mar Interi...